Por Da Redação; Para O TechTudo


Horizon Chase – World Tour é a mais nova sensação entre os jogos de corrida, mas não é de se espantar que muitos usuários se lembrem de games clássicos ao jogar o título do Aquiris Game Studio. Isso porque a produção é inspirada em clássicos do gênero, como Top Gear e Hang-On. Saiba mais sobre os homenageados por Horizon Chase a seguir.

Out Run

Out Run é, com certeza, uma das influências mais óbvias do jogo. Criado pela Sega, esse foi um dos primeiros games de corrida arcade a serem lançados. Com o título, ganhar ou perder não era tudo que importava, mas toda a experiência, inclusive parecer descolado. Out Run foi um dos grandes responsáveis pela popularização de produções do estilo.

Out Run é uma das mais claras influências de Horizon Chase (Foto: Reprodução/Scene Music) — Foto: TechTudo

Hang-On

Antes de Out Run, o primeiro game de corrida da Sega que trouxe a ideia de pistas com cenários vastos foi Hang-On. Os automóveis foram trocados pelas motocicletas, mas o conceito era o mesmo, tentar chegar o mais longe possível, através de vários checkpoints, enquanto o cenário mudava para simbolizar novas regiões.

Apesar de usar motos ao invés de carros, Hang-On partilha muitos conceitos com Horizon Chase (Foto: Reprodução/Wikipedia) — Foto: TechTudo

Top Gear

Clássico indiscutível entre jogadores brasileiros, nem todos sabem que a franquia Top Gear é muito mais popular por aqui do que no resto do mundo. Além das divertidas corridas eletrizantes, o jogo também marcou gerações graças à intensa trilha sonora, e Horizon Chase foi atrás do compositor, Barry Leitch, para que ele criasse as músicas do game.

Top Gear é especialmente apreciado no Brasil e seu compositor foi chamado para Horizon Chase (Foto: Reprodução/YouTube) — Foto: TechTudo

Lotus Esprit Turbo Challenge

Conhecido carinhosamente como o Top Gear dos PCs, Lotus Esprit Turbo Challenge tinha muito em comum com a série de consoles, pois eram desenvolvidos pela mesma produtora, Gremlin Interactive. Apesar de o poder extra do PC permitir que o jogo passasse sensação de velocidade ainda maior, ele não era tão emocionante quanto Top Gear.

Lotus Esprit Turbo Challenge era basicamente como Top Gear, mas para PC (Foto: Reprodução/Wikipedia) — Foto: TechTudo

Enduro

O clássico do Atari 2600 foi um dos primeiros jogos de corrida a atingir o grande público com conceitos inovadores como “caçar o horizonte”. O título usava uma espécie de 3D criado com linhas simples e trazia longa corrida contra outros carros por um percurso extremamente longo. Havia até mesmo uma parte noturna na qual somente se via os faróis dos adversários.

O nostálgico Enduro do Atari 2600 foi para muitos o primeiro jogo de corrida com horizonte (Foto: Reprodução/The Next Level) — Foto: TechTudo

Cruis’n USA

Quando os jogos de corrida em 3D ainda engatinhavam, Cruis’n USA foi um dos mais importantes na época de lançamento. O game não era exatamente impressionante visualmente, mas fazia o suficiente para ser interessante ao confiar na jogabilidade divertida, forte competição e grande plateia, que esperava os competidores cruzarem a linha de chegada.

Cruisn USA simbolizou a entrada em uma época de horizontes 3D como os de Horizon Chase (Foto: Reprodução/Vizzed) — Foto: TechTudo

San Francisco Rush 2049

Um dos últimos jogos de corrida arcade a chegar nos fliperamas, San Francisco Rush 2049 foi uma evolução do San Francisco Rush original, com corridas ainda mais intensas e também com canções do músico Barry Leitch, o mesmo de Top Gear. A produção marcou jogadores também pelo clima de despedida.

Com grandes saltos e temática futurista San Francisco Rush 2049 realmente usufruía do 3D (Foto: Reprodução/Games Database) — Foto: TechTudo

Qual o melhor jogo de corrida? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo