Publicidade

Por Da Redação; da Redação


A família de celulares Xperia foi renovada com a chegada do Xperia Z5 (com tela de 5,2 polegadas) e do Xperia Z5 Compact (com tela de 4,6 polegadas). Em ambos os telefones o consumidor vai encontrar uma câmera principal poderosa, com 23 megapixels. O sensor de lente frontal (de selfies) é de 5 megapixels.

Além disso, os próximos aparelhos da linha Z5 contam com uma nova tecnologia que foca a imagem em 0,03 segundo. De acordo com a Sony, o foco automático é mais veloz do que um piscar de olhos humanos – com média de 0,1 a 04 segundo. Outro destaque da câmera, o recurso de Clear Image Zoom permite aproximar as imagens em até 5 vezes mantendo a mesma nitidez, de acordo com a fabricante.

O TechTudo teve acesso aos produtos em primeira mão e pôde constatar que os celulares “premium” da Sony Mobile fazem frente aos principais concorrentes, como o iPhone 6 e Galaxy S6 (Edge/Edge Plus). A começar pelo botão de ligar/desligar na lateral direita. Embutido nele está um sensor de impressões digitais que não apresentou dificuldades em reconhecer o dono do smartphone em testes preliminares.

O leitor de digitais permite o cadastro de até cinco dedos, de acordo com o gerente de produto da Sony Mobile no Brasil, Joe Takata.

O design marcante da linha Xperia se faz presente, mas com algumas modificações. A traseira agora se tornou fosca, num material que a Sony chama de Frosted Glass (“vidro fosco” em tradução livre). De fato, a impressão que se tem ao manusear o aparelho é de que o vidro ficou embaçado depois de entrar em contato com baixas temperaturas. Segundo Takata, o material também reduz a incidência de marcas de dedos – algo que incomoda muitos compradores.

O Frosted Glass é resistente a pancadas e impactos, mas não conta com a proteção Gorilla Glass. Trata-se de uma proteção “similar”, de acordo com o executivo. Ele não disse qual é o atual fornecedor da tecnologia.

O Xperia Z5 e Xperia Z5 Compact são resistentes a água e poeira devido à certificação IP 65/68. Além de poder expô-los à chuva, como já acontece com Xperia M4 Aqua, os usuários também poderão submergir os dispositivos a até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos. Assim como acontece em outros celulares resistentes à água, não é possível digitar ou tocar na tela enquanto ele está em ambiente aquático.

Xperia Z5

O Sony Xperia Z5 tem display de 5,2 polegadas; memória RAM de 3 GB; processador octa-core Snapdragon 810; 32 GB de memória interna; bateria de 2.900 mAh; e slot para MicroSD de até 200 GB. Ele roda Android 5.1 Lollipop.

Xperia Z5 Compact

O Sony Xperia Z5 Compact é o “irmão menor” da família de telefones Z5. Ele tem display de 4,6 polegadas; e memória RAM de 2 GB (menos que o Z5). O Compact também roda Android 5.1 Lollipop.

No lançamento durante a feira de eletrônicos IFA 2015, que acontece em Berlim, a Sony prometeu dois dias de uso dos smartphones, porém com o modo Stamina ativado. Quando o recurso é acionado, algumas funcionalidades do aparelho ficam restritas para garantir menor uso do poder de processamento.

Mais do TechTudo