Por Da Redação; de São Paulo


Com o Globo Play, assistir à TV Globo online ficou mais fácil. A plataforma digital permite ver a programação no PC, no iPhone e nos celulares rodando Android. Agora, o internauta pode acompanhar os programas da emissora, incluindo trechos da novela “Verdades Secretas”, partidas de futebol, telejornais e “Malhação” O serviço é grátis, com alguns conteúdos reservados para assinantes da Globo.com.

Inicialmente o Globo Play permite assistir à TV ao vivo – recurso também chamado de simulcasting – em São Paulo (na área de cobertura do canal 5) e no Rio de Janeiro (área de cobertura do canal 4). Para tanto, o app usa o GPS para determinar a localização geográfica do usuário antes de liberar o streaming em tempo real. É preciso estar com o GPS do celular ou tablet ativado no modo de alta precisão para ver a programação ao vivo.

Mais de 30% dos brasileiros assistiram a vídeos pela internet em 2014. Um case de sucesso citado por Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo de Televisão, foi o da produção “Verdades Secretas”, que teve 145 milhões de espectadores atingidos na TV e mais 190 milhões de visualizações (videoviews, no termo técnico) na Internet.

A previsão é de que o simulcasting seja ampliado futuramente as demais emissoras da própria Globo e também para as emissoras afiliadas da Rede Globo.

Nos testes do TechTudo, exatamente a mesma programação que vai ao ar no sinal aberto TV é transmitida para os dispositivos. Segundo a Central Globo de Comunicação, filmes também serão apresentados por meio do Globo Play, assim como atrações de enorme procura, entre elas “BBB” e as notícias do “Jornal Nacional”.

Outra grande novidade é a seção Replay, que traz grandes produções do acervo Globo - atualmente com 86 títulos -, como as novelas "Cheias de Charme" e "Rei do Gado". Trechos de programas da grade atual, como “Vídeo Show”, por exemplo também estarão à disposição dos internautas. O Globo Play também vai trazer, com exclusividade, capítulo zero da próxima novela das sete, ‘Totalmente demais’, que não será transmitido na TV.

A interação pelas redes sociais é um dos destaques do site/app. No lançamento, estão disponíveis ferramentas que permitem comentários sobre a programação, além do compartilhamento no Facebook, Twitter e WhatsApp, entre outros aplicativos que estiverem instalados no celular do usuário.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

O Globo Play segue o modelo chamado de “freemium”, que mistura as palavras free (grátis em inglês) e premium (recurso de alto valor agregado, também em inglês). O acesso às íntegras das novelas, séries, programas de humor, além das câmeras exclusivas do BBB, será restrito a assinantes da Globo.com e a mensalidade custa R$ 12,90.

Para inicializar o aplicativo ou abrir o site, será necessário ter um login da Globo.com. Os internautas também poderão se autenticar por meio do perfil no Facebook.

Mais do TechTudo