Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Avast lançou a versão 2016 com vários recursos novos, que oferecem desde a criação automática de senhas e navegação segura em sites bancários no desktop, até o bloqueio de apps para evitar o assédio de curiosos no celular.

O objetivo do programa parece ser transformá-lo em uma ferramenta mais versátil, com versões gratuita e paga, indo além do usual antivírus para PC e dispositivos móveis. Confira um resumo completo das novidades do Avast 2016, disponível para download no Windows, Mac OS, iOS e Android

Gerenciamento de senhas

Parecido com programas como 1Password e LastPass, a função Avast Passwords (Avast Senhas, sem português) gera senhas fortes e automaticamente as memoriza com segurança na nuvem, para serem acessadas no PC ou no celular, a qualquer momento. A intenção é evitar que seja necessário memorizar muitas senhas, ao mesmo tempo em que oferece criptografia para guardá-las em sigilo.

O recurso analisa senhas atuais cadastradas manualmente e alerta quando há combinações de fácil adivinhação, que podem apresentar risco. Além disso, o software é capaz de varrer navegadores em busca de senhas gravadas, apagando-as para garantir que suas credenciais estejam armazenadas só em um lugar, dificultando o trabalho de hackers. Integrado a sistemas de alerta na web, o programa ainda avisa quando servidores de terceiros são comprometidos e sugere troca de senhas.

Navegação bancária segura

O SafeZone Browser é um navegador integrado ao Avast no PC que abre sites de bancos e de pagamentos online no chamado Pay Mode, evitando a contaminação por malware presente em páginas externas suspeitas. O sistema agrupa sites que apresentem possíveis ameaças em um ambiente virtual secundário, isolando a conexão e protegendo as finanças pessoais do usuário. A função para bankline só está presente nas versões Internet Security e Premier do Avast, que são pagas.

Avast no celular: Privacidade, bloqueio de apps e roteador seguro

No Avast Mobile Security & Antivirus, versão do antivírus para Android, o usuário tem um novo mecanismo de escaneamento em nuvem e três recursos extras de segurança. O Privacy Advisor analisa os aplicativos instalados no smartphone e informa quais dados estão sendo acessados no celular, assim como possíveis redes de anunciantes incorporadas em apps gratuitos.

O Wi-Fi Security protege o telefone de conexões inseguras ao varrer roteadores em busca de códigos maliciosos que podem abrir portas para invasões. Com a função de bloqueio de apps, o usuário ainda pode definir senhas para abertura de qualquer programa instalado, ou até todos e uma vez, impedindo o acesso não permitido quando o telefone está desbloqueado.

Na versão para iOS (iPhone) do software, além da proteção de roteadores (entenda como funciona o "vírus do roteador" e saiba como se proteger), o Avast SecureMe ainda vem com VPN embutida (saiba o que é VPN), permitindo criar conexões seguras em redes públicas de forma gratuita.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo