Por Da Redação; Para O TechTudo


O Internet Explorer pode apresentar erros, mesmo quando o PC está conectado à rede. Algumas vezes, o navegador da Microsoft não abre nenhuma página. Com isso, a mensagem de erro “O Internet Explorer não pode exibir a página da Web!” é bastante comum, e o problema pode ser causado por diferentes motivos.

Para saber como resolver o bug, confira o tutorial a seguir. A melhor parte é que a maior parte desses erros pode ser resolvida de maneira rápida. 

Windows 8

Desabilite o modo protegido avançado

Esse modo ajuda a prevenir a entrada de malwares no computador, mas suas restrições podem causar problemas na experiência de uso. Veja o passo a passo para aprender a desabilitar a ferramenta.

Passo 1. Clique em “Iniciar” e procure por “Opções da Internet”. Em seguida, vá em “Configurações” e, depois disso, em “Opções da Internet”;

Excesso de segurança pode causar problema (Foto: Divulgação / Microsoft) — Foto: TechTudo

Passo 2. Clique na aba “Avançadas”, e procure pela caixa de seleção “Habilitar Modo Protegido Avançado” e desmarque;

Passo 3. Clique no botão “Aplicar”. Depois disso, clique em “Ok”.

Atualize seu PC

Passo 1. Na borda direita da tela, vá em “Configurações”. Em seguida, clique em “Mudar Configurações do Computador”. Nessa parte, vá até "Geral";

Passo 2. Vá até “Atualizar o PC sem afetar os arquivos”.

Todas as versões do Windows

Exclua o histórico do navegador

Passo 1. Abra o Internet Explorer. Pressione “Alt”, para mostrar a barra de menu. No menu “Ferramentas”, clique em “Opções da Internet”;

Reconfigure seu IE (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 2. Na aba “Histórico de Navegação”, clique em “Excluir”;

Passo 3. Marque todas as caixas de seleção aplicáveis e vá em “Excluir”;

Passo 6. Por último, clique em “Sair” e reinicie o IE.

Desative suplementos

Passo 1. Abra o Internet Explorer. Em “Ferramentas”, vá em “Gerenciar Suplementos";

Desative os suplementos (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 2. Selecione todos os suplementos e clique em “Desabilitar”;

Reconfiguração do browser ajuda na resolução do problema (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 3. Clique em “Fechar” e reinicie o browser.

Verifique configurações de Proxy e DNS

Passo 1. Vá em “Iniciar” e busque por “Opções de Internet”. Clique na guia “Conexões” e, em seguida, em “Configurações da LAN”;

Passo 2. Clique em “Detectar configurações automaticamente”;

Configurar a conexão pode ser solução (Foto: Divulgação / Microsoft) — Foto: TechTudo

Passo 3. Depois disso, toque em “Ok” e reinicie o Internet Explorer.

Redefina o IE

Passo 1. Abra o IE. No menu “Ferramentas”, clique em “Opções da Internet”. Depois disso, na aba “Avançado”, clique em “Redefinir”;

Passo 2. Na caixa “Configurações padrões do Internet Explorer”, clique em “Redefinir”;

Passo 3. Na caixa “Redefinir configurações do Internet Explorer”, clique novamente em “Redefinir”.

Passo a passo ajuda a resolver erro do Internet Explorer (Foto: Divulgação / Microsoft) — Foto: TechTudo

Passo 4. Depois disso, vá até “Ok” e reinicie o navegador.

Verifique se algum programa está em conflito com o browser

Passo 1. No Menu Iniciar, digite “msconfig” na caixa de busca (sem aspas);

Busque por msconfig no computador (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 2. Clique na aba “Serviços” e marque a opção “Ocultar todos os serviços da Microsoft”;

Desabilite todos os programas que não são da Microsoft (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 3. Em seguida, clique em “Desabilitar tudo”. Depois disso, reinicie o computador para tentar usar o browser;

Passo 4. Caso o Internet Explorer funcione, tente desabilitar, serviço por serviço, até encontrar qual programa está em conflito. Se mesmo assim o programa não funcionar, basta ativar todos os serviços novamente.

Atualize os drivers

Passo 1. Encontre o Windows Update no Painel de Controle do computador;

Passo 2. Clique em “Verificar se há atualizações”;

Busque pelas atualizações disponíveis (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 3. Se forem encontradas atualizações, clique em “Instalar Atualizações”.

Atualize os drivers disponíveis (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Restaure o sistema

Caso um programa tenha prejudicado o seu computador, é possível restaurar as configurações para um ponto anterior no tempo.

Passo 1. Vá até o Menu Iniciar. Em seguida, digite “recuperação” na caixa de pesquisa;

Procure pelo programa de Recuperação (Foto: Reprodução / Laura Martins) — Foto: TechTudo

Passo 2. Depois disso, clique em “Recuperação” e em “Abrir Restauração do Sistema”. Pronto! Um desses recursos provavelmente vai resolver seu problema com o navegador.

Internet abrindo páginas aleatoriamente? Comente no Fórum do TechTudo. 

Mais do TechTudo