Por Da Redação; Para O TechTudo


O PS4 e o Xbox One possuem vasta lista de acessórios que permitem aos consoles realizarem tarefas incríveis, como captar o movimento do corpo dos jogadores e até mesmo imergi-los por completo em outros universos. Descubra neste comparativo qual dos videogames tem os melhores acessórios.

A maioria dos periféricos do PS4 e Xbox One têm equivalentes diretos com funções iguais ou semelhantes, como é o caso do Kinect e da PS Camera. Porém, a diferença entre eles se torna cada vez mais clara quando comparam-se os visores PlayStation VR e HoloLens até ramificar por completo nas opções de stream e joysticks.

PlayStation 4 e Xbox One possuem uma grande quantidade de acessórios, mas qual o melhor? (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) — Foto: TechTudo

Kinect Vs PS Camera

Inicialmente, o Kinect era parte integral da experiência do Xbox One, mas por reclamações dos usuários ele se tornou acessório opcional. A concorrente Sony parecia não acreditar que a PS Camera fosse obter sucesso e teve dificuldades para atender a demanda quando a procura pelo acessório foi alta na época de lançamento do PS4.

Ambos os periféricos são usados para captar a imagem do corpo do jogador em games como Just Dance e também oferecem recursos para captar a voz no ambiente. O Kinect é significantemente mais preciso que a PS Camera, tanto para captação de imagem quanto de voz. Ele é capaz de perceber o peso que o jogador coloca em cada parte do corpo, tornando-o mais eficiente em games de exercício como Zumba Fitness World Party.

  PS4 ou Xbox One? Saiba qual console tem os melhores acessórios

No entanto, apesar de o Kinect claramente ser superior tecnicamente, tanto ele quanto a PS Camera foram deixados de lado pelas produtoras e há poucos jogos que os utilizam, sem grandes lançamentos planejados para o futuro.

PlayStation VR Vs Hololens

O ex-Project Morpheus, atual PlayStation VR é um visor de realidade virtual que promete levar você para dentro dos jogos, enquanto o HoloLens da Microsoft é uma espécie de visor de realidade aumentada, que promete trazer os games para fora da tela. Apesar de os dois acessórios serem parecidos, eles estão distantes em conceitos e execuções.

O principal foco do HoloLens não parece ser nos games. Há poucos títulos em desenvolvimento e na recente E3 2015 não havia demonstrações jogáveis. O aparelho será equipado com hardware próprio e potente, o que deverá encarecê-lo.

Do outro lado, o PlayStation VR já recebeu um nome oficial e está pronto para ser lançado no primeiro semestre de 2016. Há uma grande quantidade de jogos já planejados para o aparelho e novos títulos são anunciados com frequência, como o recente Until Dawn: Rush of Blood.

Assim como o visor da Microsoft, não há ainda um preço definido para o PlayStation VR, mas ele promete ser mais barato do que o concorrente por não trazer hardware próprio para rodar os jogos, apenas exerce a função de tela extra.

Remote Play Vs Xbox App

O portátil PS Vita da Sony não é exatamente popular entre o público, mas pode ser um ótimo acessório para o PS4. Com ele, jogadores podem fazer stream de games direto do console para o portátil por meio do Remote Play, com boa qualidade de vídeo e FPS através de conexão local sem qualquer atraso nos controles.

  PS4 ou Xbox One? Saiba qual console tem os melhores acessórios

Essa função também está disponível no aparelho PlayStation TV, no entanto requer joystick e televisão separados. O Xbox One tem função semelhante que permite fazer Stream de jogos para PCs com sistema Windows 10 por meio do Xbox App, porém não é algo tão prático quanto no caso do PS Vita.

Xbox One Joystick Elite Vs DualShock 4

O DualShock 4 é um ótimo controle para o PS4 e é um dos mais confortáveis joysticks atualmente. No entanto, a Microsoft lançou um novo tipo de controle que acompanha o Xbox One Elite, totalmente personalizável, para o qual a Sony ainda não lançou nada em resposta.

  PS4 ou Xbox One? Saiba qual console tem os melhores acessórios

O Joystick do Xbox One Elite é um acessório caro e permite aos jogadores trocarem partes do controle para que ele fique de acordo com seu gosto. Há várias opções para os direcionais, analógicos e peças extras, além de gatilhos mais sensíveis que realmente trazem uma experiência superior de jogo.

Mais do TechTudo