Por Da Redação; Para O TechTudo


O Netflix tem alguns truques capazes de ativar atalhos e recursos avançados em navegadores de Internet de PCs Windows e Mac OS, e também no PlayStation (Sony). As funções são especiais para os usuários curiosos que gostam de saber o que acontece por trás da interface da ferramenta, ou que querem poupar tempo enquanto acompanham uma série de TV ou filme no serviço de streaming de vídeos online.

Confira sete comandos do teclado e do controle para Windows, Mac e PlayStation  , e tire proveito máximo do Netflix. Os atalhos são bem simples de fazer. 

1) Acessar as métricas

Veja dados do streaming (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Netflix permite visualizar desde informações básicas, como duração e volume de um vídeo que está sendo reproduzido, até dados avançados, como tamanho do buffer, taxa de quadros, total de quadros exibidos e perdidos, latência, entre outros. Se você precisar desses dados, basta abrir um vídeo qualquer e inserir o comando SHIFT+CTRL+ALT+Q (Windows) ou SHIFT+CTRL+OPTION+Q (Mac).

2) Selecionar o bit rate de áudio e vídeo

Force bit rate de vídeo e áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Para personalizar a taxa de bits em um vídeo em execução, de modo que o player do Netflix seja sempre forçado a manter uma qualidade pré-estabelecida, basta acessar a janela de seleção de bit rate. Digite o comando SHIFT+CTRL+ALT+S (Windows) ou SHIFT+CTRL+OPTION+S (Mac).

3) Visualizar o log completo

Veja histórico completo de ações do site (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Os usuários também podem ver na tela do Netflix o histórico dos processos realizados pelo streaming no seu navegador, desde a abertura de janelas até a execução de arquivos de vídeo, linha por linha. É possível ver o momento exato em que o serviço obtém a licença de reprodução do conteúdo, entre outros detalhes. Digite SHIFT+CTRL+ALT+L (Windows) ou SHIFT+CTRL+OPTION+L (Mac).

4) Navegar entre cenas

Avance ou retroceda com as setas do teclado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O reprodutor do Netflix tem uma barra de progresso que ajuda a avançar e retroceder sempre que desejado, mas nada como ter um atalho fixo. Use as setas para direita e esquerda no Windows ou no Mac para mover 10 segundos para frente ou para trás, facilitando a mudança de cenas.

5) Ajustar o volume

Ajuste o volume com as setas para cima ou para baixo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O controle de volume pode ser utilizado pelas teclas dedicadas do computador, mas, no Netflix, há outra forma de aproveitar o teclado: usando as setas para cima e para baixo (no Mac, com a tecla OPTION pressionada). Use o comando para aumentar ou diminuir o som de uma série ou filme.

6) Colocar no mudo

Coloque no mudo pressionando a tecla M (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Embora seja fácil mudar o volume com as setas, nada mais fácil do que colocar o vídeo no mudo rapidamente, seja para ouvir a campainha tocar ou falar ao telefone sem precisar pausar a reprodução. Basta teclar “M” (sem aspas) no Windows ou no Mac para tirar o som do vídeo imediatamente.

7) Usar um atalho no Playstation

Pule a tela de detalhes no Playstation segurando o Start (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O app do Netflix está entre os melhores disponíveis para Playstation e tem um atalho muito útil para quem gosta de assistir a vídeos no console. Segure “Start” enquanto seleciona um filme ou série do catálogo do serviço de streaming para pular a tela de detalhes. Assim, é possível começar a reproduzir mais rápido, poupando tempo de quem tem pouca paciência para esperar todo o site carregar.

Como instalar o Netflix na TV? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo