Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Com o bloqueio do WhatsApp, o Telegram é uma alternativa ao mensageiro mais popular do Brasil. Como em qualquer outro app de mensagens, é necessário que os amigos o utilizem para ter com quem falar. Portanto, se você gosta do que o Telegram tem a oferecer e quer convencer os seus contatos a usar o mensageiro, aqui vão alguns motivos que fazem o Telegram ser uma boa alternativa ao WhatsApp. Entre eles: o envio de anexos, os stickers de famosos e até mesmo as mensagens que se deletam automaticamente após alguns segundos.

telegram-app-para-iphone2 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Envio de stickers e GIFs animados

O Telegram suporta o envio de stickers (adesivos) e GIFs animados. Enquanto isso, o WhatsApp permite apenas que o usuário mande emojis, que são pequenas imagens estáticas. Muitos usuários buscam formas alternativas para compartilhar GIFs pelo mensageiro mais popular, mas no Telegram a função é nativa.

Telegram: stickers fazem sucesso entre usuários (Foto: Reprodução/TechTudo) — Foto: TechTudo

2. Mencionar os contatos

No Twitter e Facebook, quando colocamos um @ na frente do nome da pessoa, ela é marcada e notificada de que foi mencionada em uma conversa. A mesma coisa acontece no Telegram: é possível colocar um @ na frente do nome do contato e ele receberá uma notificação dizendo que foi mencionado.

3. Hashtags

Sim, as hashtags também estão no Telegram. E elas funcionam da mesma forma que no Twitter, Facebook ou Instagram. Ao usar uma hashtag (#) você cria seções virtuais que agrupam todas as mensagens que utilizaram aquela hashtag específica.

Essa função é útil para quando os usuários estiverem conversando em grupo sobre um assunto específico. Assim, o app permite que todos usem a mesma hashtag para poderem consultar as mensagens sobre aquele tema depois.

4. Chats secretos e auto-destruição

O Telegram permite que os usuários criem chats secretos. As conversas são criptografadas e nada é registrado nos servidores da empresa (algo que o WhatsApp também já faz).

O diferencial do Telegram é que é possível configurar um tempo de auto-destruição para qualquer mensagem. E o aplicativo também avisa quando alguém tira print ou muda o tempo de auto-destruição das conversas.

5. Mais segurança

Como se não bastasse as conversas secretas e a auto-destruição, o Telegram também oferece a opção de definir um código PIN ou a verificação em duas etapas, tanto para abrir o app, quanto para acessar as conversas. Isso dispensa a necessidade de instalarmos apps que colocam senhas em outros aplicativos, como acontece no WhatsApp, por exemplo.

6. Está em todas as plataformas

O Telegram possui aplicativos para iOS, Android, Windows Phone, Windows, Mac, Linux e também plataforma web. E todas elas compartilham dos mesmos recursos entre si. Ou seja, você contará com as mesmas funções em todos os seus dispositivos.

Telegram para Mac (Foto: Reprodução/TechTudo) — Foto: TechTudo

7. Supergrupos

Talvez você não tenha um milhão de amigos, como diz a música. Mas se chegar a 0,005% disso, saiba que o Telegram permite criar supergrupos em que até 5 mil pessoas conversam simultaneamente, já o WhatsApp permite até 256 pessoas nas conversas. Pode virar uma bagunça, mas também pode ser divertido.

Quais são os melhores aplicativos mensageiros? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo