Por Da Redação; da Redação


WhatsApp para pedir pizza: aliando o aplicativo de mensagens e uma paixão nacional, o desenvolvedor Alfred Reinold, de Curitiba, criou uma ferramenta que permite pedir qualquer coisa diretamente do celular – e sem a necessidade de instalar mais um aplicativo somente para isso. A tecnologia, batizada de Commerce Chat, já está em funcionamento.

Por meio do programa é possível fazer um pedido, agendar uma consulta e até mesmo realizar pesquisas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

O funcionamento para os usuários é simples: ao entrar em contato com um estabelecimento via WhatsApp, o robô Fred – como foi carinhosamente batizado – envia as opções para o cliente, que só precisa digitar o número referente ao pedido, assim como acontece em atendimentos telefônicos. 

O desenvolvedor lista diversas vantagens do serviço pelo WhatsApp, na comparação com o atendimento humano. “Os clientes não terão que repetir o pedido diversas vezes e terão tudo registrado no chat. Já os estabelecimentos receberão diversos pedidos ao mesmo tempo ao invés de um por vez e ainda podem cortar os gastos com linhas telefônicas”, diz.

Apesar de simplificar a vida de quem usa, o processo de criação não foi fácil. De acordo com Reinold, o maior desafio foi encontrar uma forma de integrar o serviço com o app de mensagens. Por não ser uma plataforma aberta, o WhatsApp não permite a integração com outros programas automatizados. Um exemplo disso foi o bloqueio do WhatsBot, uma espécie de assistente virtual dentro do mensageiro.

O criador de Fred é otimista quanto à permanência do serviço: “Na versão atual, como o cliente fala primeiro e adiciona o número na agenda do celular, é como uma conversa entre amigos”.

A ferramenta já está sendo utilizada em diversos restaurantes e lanchonetes de Curitiba, mas a ideia é expandi-la para os mais variados ramos de vendas. A empresa de Alfred, Comidrama, também está trabalhando para integrar o robô Fred com os principais mensageiros do mercado brasileiro.

A proposta de praticidade, que pode abolir o uso de ligações até mesmo para fazer pedidos, já faz sucesso. As empresas recebem um número de celular único e específico que é integrado ao servidor da empresa Comidrama, que hospeda toda a estrutura de e-commerce. Desta forma, quando um cliente enviar uma mensagem, o robô Fred entrará em ação.

Devido à alta demanda pelo serviço, há uma fila de espera no site da desenvolvedora para o credenciamento de novos empreendimentos.

Assista ao vídeo do Fred em funcionamento.

Como vigiar alguém no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo