Por Da Redação; Para O TechTudo


O Windows 10 tem um aplicativo de fotos renovado e cheio de truques. Com ele, o usuário pode fazer edições de imagens, ver arquivos do Microsoft OneDrive, criar álbuns de viagens, entre outras coisas. Para te ajudar a usar melhor o recurso, o TechTudo preparou um guia com dez dicas. Confira:

1) Escolha pastas que você quer mostrar no app

Normalmente, o aplicativo de fotos vasculha todo o computador à procura de imagens, mas o usuário pode tornar a pesquisa mais específica. Para isso, toque no ícone de engrenagens e procure a opção “Fontes”. Exclua e adicione fontes para o aplicativo conforme as suas necessidades.

2) Como navegar por data

O aplicativo de fotos tem uma navegação baseada em data e que é bastante útil. Na tela inicial, perceba que o aplicativo mostra o mês e o ano das imagens. Toque sobre o link e veja que os meses em que o usuário tem fotografias serão exibidos. Basta clicar e navegar para a época escolhida.

3) Como criar álbuns para organizar suas fotos

Se você gosta de exibir imagens para amigos ou quer ter lembranças organizadas, use o aplicativo para criar álbuns. Toque no segundo botão da barra lateral esquerda e no botão “+” da barra superior para criar um novo. Feito isso, selecione as suas fotos e dê um título ao catálogo. Os álbuns podem ser postados no OneDrive e até compartilhado em redes sociais.

4) Desabilite as fotos do OneDrive e veja apenas o conteúdo do PC

O app do Windows 10 sincroniza imagens locais e na nuvem, o que pode gerar uma confusão por parte dos usuários. Para desativar o recurso, vá até as configurações do aplicativo e desabilite a opção “Mostrar meu conteúdo único do OneDrive”. Outra opção é alterar se deseja filtrar as pastas do serviço de nuvem, logo abaixo.

5) Edite as fotos antes de compartilhá-las

O Windows 10 traz um conjunto de ferramentas de edições satisfatórias para um aplicativo gratuito. Ao acessar uma imagem, toque no ícone de lápis para começar a editá-la. É possível alterar desde correções básicas como orientação, corte e olhos vermelhos; até edições mais avançadas de luminosidade e cor. O app da Microsoft traz um conjunto de filtros e efeitos para turbinar as imagens.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

6) Preserve a foto original após uma edição

Se após concluir uma edição de imagem e não quiser alterar o arquivo original, é possível salvar uma cópia no computador. Para isso, toque no ícone com dois disquetes ou aperte “Ctrl+S” para salvar uma cópia. Um novo arquivo será adicionado à pasta onde encontra-se a fotografia original.

7) Habilite a melhoria automática das imagens

Se você quiser automatizar o trabalho de edição, o aplicativo do Windows 10 pode corrigir defeitos mais óbvios das imagens automaticamente. Basta acessar as configurações e escolher “Aprimorar automaticamente minhas fotos”. As melhorias automáticas não serão salvas nas fotos originais do usuário.

8) Acesse o local onde uma foto foi clicada

Fotos tiradas em aparelhos celulares podem ter informações como o local de fotografia automaticamente incluídas no arquivo. No aplicativo do Windows 10, é possível visualizar esses dados. Basta acessar a imagem, tocar nas reticências e na opção “Informações de arquivo”. Feito isso, o app mostrará uma coluna com dados, onde será possível conferir a localização.

9) Transforme seu notebook em um porta retrato digital

Se você vai reunir os amigos para mostrar imagens ou seus álbuns preferidos, é possível fazer isso através de uma apresentação. Basta abrir uma foto e, na barra superior, tocar na opção “Apresentação de slides” ou apertar a tecla F5. Tudo começará a ser exibido automaticamente.

10) Compartilhe fotos diretamente das redes sociais

Para quem quer poupar tempo, é possível compartilhar imagens diretamente do aplicativo de fotos para o Facebook e outras redes sociais. Basta tocar no botão circular na barra superior e escolher a opção que deseja usar. Lembre-se que é preciso ter o aplicativo da rede social instalado no computador.

Mais do TechTudo