Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Galaxy S2, celular da Samsung lançado em 2011, poderá receber atualização para Android 6.0, versão que chegou, até agora, em poucos modelos no mundo. A façanha é realizada por meio da ROM CyanogenMod, famosa por adaptar software recente para smartphones que pararam de receber updates da fabricante.

O celular ainda possui as versões Galaxy S2 Lite e Galaxy S2 Duos. Na página oficial do sistema, é possível baixar cinco versões preliminares (nightly) do CyanogenMod 13, que replica o Android Marshmallow. Além do Galaxy S2, a equipe de desenvolvedores do CyanogenMod disponibilizou o Android 6.0 aos Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy S4 mini e Galaxy S5.

Oficialmente, o Galaxy S2 estagnou no Android 4.1 "Jelly Bean". Mas, desde 2013, o aparelho vem recebendo atualizações alternativas baseadas no CyanogenMod, equivalentes aos Androids 4.3, 4.4 e 5.0. Com o histórico positivo, espera-se que não demore muito até que uma versão estável da versão 6.0 seja disponibilizada online para download gratuito.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Vale a pena atualizar?

Entre as vantagens para quem ainda tem o antigo top de linha da Samsung, estão mudanças profundas no design se comparado ao sistema original, novas funções, como o controle de permissões, e melhorias no desempenho e consumo de bateria. Usuários que decidirem fazer o upgrade forçado também poderão baixar qualquer app da Play Store exclusivo de versões atuais do Android.

Porém, é preciso ficar claro que a instalação de uma ROM customizada, como é o caso da CyanogenMod, só é recomendada para usuários avançados. Afinal, é preciso realizar uma série de procedimentos no aparelho para que ele se torne apto a receber o novo sistema, como desbloqueio do bootloader e acesso root – saiba se vale a pena fazer.

Mais do TechTudo