Por Da Redação; Para O TechTudo


Os super-heróis da Marvel estão em alta no cinema, mas nos games eles sempre foram famosos e queridos pelos jogadores. Jogos clássicos como Marvel Super Heroes, Spider-Man: Maximum Carnage e X-Men: Children of the Atom foram lançados há alguns anos e deixaram fãs grudados nos controles por muito tempo. Relembre ou conheça os 10 melhores jogos com os heróis dos quadrinhos da Marvel:

Marvel Super Heroes

Marvel Super Heroes foi um jogo de luta baseado na “Saga do Infinito”, onde o vilão Thanos consegue o poder das Joias do Infinito para dominar todo o universo. Produzido pela Capcom na década de 90, o game foi lançado nos fliperamas com enorme sucesso. Além dos personagens famosos, o jogo apresentava as joias para serem usadas nas lutas.

Marvel Super Heroes foi sucesso nos fliperamas (Foto: Divulgação/Capcom) — Foto: TechTudo

Hulk, Wolverine, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Psylocke, Fanático e Magneto, eram alguns dos personagens selecionáveis. Com gráficos caprichados e bem animados, este foi um dos games mais populares da “Casa das Ideias” de todos os tempos.

Marvel Super Heroes: War of the Gems

O sucesso da marca Marvel Super Heroes foi tão grande que a Capcom lançou ainda o game Marvel Super Heroes: War of the Gems, apenas para Super Nintendo, também na década de 90. Aqui saía de cena o esquema de jogo de luta de um contra um e entrava o estilo de plataforma 2D com exploração.

Marvel Super Heroes: War of the Gems foi exclusivo do SNES (Foto: Divulgação/Capcom) — Foto: TechTudo

Os cenários eram enormes, mas a missão era a mesma: coletar as Joias do Infinito para vencer o vilão Thanos. Capitão América, Hulk, Homem-Aranha, Homem de Ferro e Wolverine eram os únicos personagens selecionáveis, mas o game tinha ótima jogabilidade e dificuldade elevada no ponto certo.

Captain America and The Avengers

Muito antes do sucesso nos cinemas, os Vingadores não eram um grupo de heróis tão conhecido. Porém, quem jogou Captain America and The Avengers já sabia quem eram eles. Principalmente pela qualidade do game, lançado nos anos 90 para diversos consoles, entre eles Nintendinho, Super Nintendo e Mega Drive.

O clássico Captain America and The Avengers (Foto: Reprodução/Game Archives) — Foto: TechTudo

A “melhor versão” estava no console da Sega, que oferecia melhor animação dos personagens e fases mais longas. O grito “Captain America and the Avengers” era ouvido no menu inicial e já empolgava o jogador para a aventura. Além de Capitão América, Gavião Arqueiro, Visão e Homem de Ferro eram jogáveis na luta contra o Caveira Vermelha.

Marvel Ultimate Alliance

Marvel Ultimate Alliance foi um dos games mais ambiciosos já lançados com heróis da Marvel. Disponível desde 2006, nos mais diversos aparelhos, o título é um RPG de ação com exploração e combates diversos. São dezenas de heróis da Marvel para escolher na luta contra outras dezenas de vilões.

O populado Marvel Ultimate Alliance (Foto: Divulgação/Activision) — Foto: TechTudo

O jogo é enorme e com muitas opções de personalização, como evolução de heróis, personagens secretos e com possíveis finais diferentes. Ultimate Alliance foi a evolução de outro game similar, lançado poucos anos antes – X-Men Legends, apenas com os mutantes de X-Men.

Disney Infinity: Marvel Super Heroes

Disney Infinity 2.0 - Marvel Super Heroes é um dos jogos mais recentes nesta lista, mas vale a menção por ser divertido e ter conceitos inovadores, como o uso de bonecos reais dentro do jogo. Na verdade, esse foi o segundo jogo da série Disney Infinity, que antes trazia apenas personagens da própria Disney.

Disney Infinity também trouxe heróis da Marvel (Foto: Divulgação/Disney) — Foto: TechTudo

Com a compra da Marvel pela Disney, o segundo game inclui os heróis do cinema que fizeram e fazem muito sucesso nos últimos anos. Há fases baseadas nos longas e também em histórias clássicas dos gibis. A versão para dispositivos móveis é grátis, mas limitada.

Marvel vs. Capcom

Marvel vs. Capcom veio depois do sucesso de X-Men vs. Street Fighter, mas ganhou seu lugar ao sol por ser um excelente game de luta que criou a base para vários outros depois.

Lançado nos anos 90 para fliperamas, Marvel vs. Capcom também ganhou uma versão para os consoles da época, como o PSOne, e foi relançado há alguns anos, para PlayStation 3 e Xbox 360. Mega Man, Capitão Comando, Homem-Aranha, Ryu, Chun-Li, Homem de Ferro e Wolverine eram alguns dos personagens do grande “crossover”.

Spider-Man and Venom: Maximum Carnage

Nos anos 90, a saga de quadrinhos “Carnificina Total”, do Homem-Aranha, fez tanto sucesso que ganhou releitura nos videogames. O jogo saiu no Super Nintendo e Mega Drive, com Homem-Aranha e Venom na luta contra outros malignos simbiontes – incluindo, claro, o sádico vilão Carnificina.

Maximum Carnage é um dos melhores jogos do Homem-Aranha (Foto: Reprodução/Retro Gamers) — Foto: TechTudo

O game era no estilo “beat’em up”, ou seja, mais ou menos parecido com clássicos como Final Fight e Streets of Rage. No comando do herói e do vilão, os jogadores tinham que andar pelos cenários e bater nos inimigos que surgiam, até chegar no chefão de cada fase.

X-Men: Children of the Atom

X-Men: Children of the Atom foi mais um game de luta lançado pela Capcom que alcançou sucesso quase que na mesma hora. O jogo foi lançado nos fliperamas, Sega Saturn, PSOne e PC nos anos 90 apenas com heróis e vilões dos gibis dos X-Men.

X-Men: Children of the Atom: a base dos crossovers (Foto: Divulgação/Capcom) — Foto: TechTudo

Este título serviu como base para que, mais tarde, tivéssemos X-Men vs. Street Fighter, usando os mesmos gráficos e personagens similares. Samurai Prateado, Espiral, Wolverine, Homem de Gelo, Colossus, Psylocke e Ciclope eram alguns dos personagens disponíveis, com visual totalmente inspirado na versão do desenho animado dos anos 90.

The Incredible Hulk: Ultimate Destruction

Geralmente injustiçado, Hulk ganhou um excelente game em 2005: The Incredible Hulk: Ultimate Destruction, lançado para o GameCube, PS2 e Xbox. O jogo era um mundo aberto, mas com Hulk no papel principal.

The Incredible Hulk: Ultimate Destruction com um belo jogo do verdão (Foto: Divulgação/Sierra) — Foto: TechTudo

No controle do raivoso, o jogador precisava cumprir missões e lidar com outras ameaças do seu tamanho ou tão poderosas quanto. Até hoje elogiado como o melhor game já lançado do Hulk (e um dos poucos), The Incredible Hulk: Ultimate Destruction fez por merecer elogios também por seu enredo elaborado.

Ultimate Spider-Man

Ultimate Spider-Man é um dos melhores jogos do Homem-Aranha por ser criativo e inovador. O game foi lançado como complemento para o gibi de mesmo nome, Ultimate Spider-Man, mais conhecido no Brasil como “Homem-Aranha Millenium”. Dessa forma, ele não apenas valia para a cronologia oficial da história, mas também contava fatos que não foram explicados nos quadrinhos.

Ultimate Spider-Man complemente história em quadrinhos (Foto: Divulgação/Activision) — Foto: TechTudo

Outros personagens da Marvel também aparecem na aventura, como Nick Fury e Capitão América. O jogo era de mundo aberto, mas seguia um enredo fixo e mostrava o jovem Peter Parker lidando com Venom e Duende Verde.

Mais do TechTudo