Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Internet Archive (Archive.org) lançou um verdadeiro museu virtual dos vírus mais populares das plataformas MS-DOS e Windows. O site está disponível desde a última sexta-feira (5) e ajuda conhecer como evoluíram e agiram os malwares. 

Cada item com um tipo de ameaça exibe as informações completas e está disponível até um emulador, que simula como o vírus aparecia na tela do computador afetado. Confira e relembre como eram os vírus nos anos 80 e 90 nos computadores.

Para quem está curioso sobre o funcionamento dos vírus antigos, o “The Malware Museum” (ou Museu do Malware, em português) permite acessar um acervo interativo com dezenas de vírus. Visite o endereço ao lado no browser (archive.org/malwaremuseum).

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Ao abrir um dos itens, o usuário pode ativar um emulador, no topo da tela, que permite visualizar a aplicação do malware na máquina. O usuário não precisa se preocupar, já que a parte maliciosa do programa foi removida, ficando apenas um simulador.

Alguns itens ofereciam até visualizações criativas, como o “Elvira.G.GOM” que tem um letreiro que lembra os créditos da saga Star Wars. O internauta consegue saber quais eram as ações prejudiciais do malware no computador, como impedir troca de mensagens ou até inatividade da máquina. 

Quem preferir, pode fazer uma busca personalizada com a barra de pesquisa do site ou exibir por ordem de relevância, visualizações, título e criador.

Site simula como o malware afetava o computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Assim é possível reviver um pouco da Internet dos anos 80 e 90, com material interessante para quem está fazendo alguma pesquisa ou é curioso sobre o assunto. Estão presentes os mais diferentes tipos, com o Skynet, Morse, Crash e até versões que forçavam a popular “tela azul” de erro no Windows.

A interface do "Museu do Vírus" está disponível apenas em inglês e é gratuita para acessar online.

Mais do TechTudo