Publicidade

Por Da Redação; da Redação


Xperia X e Xperia XA são as novidades da Sony no Mobile World Congress (MWC). Além dos dois aparelhos, que prometem uma nova fase da gigante japonesa, foi apresentado celular Xperia X Performance, à prova d'água e com especificações mais robustas que os outros dois da série X. Uma nova linha de produtos inteligentes da marca, como o Xperia Ear, também foi lançada no evento. O dispositivo, em formato de fone, responde comandos de voz como mensagens e acesso a internet e se conecta aos smartphones por Bluetooth e NFC.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Apesar de vir equipado com uma câmera de 23 megapixels e um design elegante, o novo Xperia X não tem ambição de concorrer com o Galaxy S7 ou LG G5, lançados na feira no domingo (21), nem com o futuro iPhone 7. Eles podem servir como uma alternativa para os smartphones Moto G 3 ou o Zenfone 5, só que possuem um conjunto interno melhor.

Os preços e a data de lançamento, no entanto, ainda não foram divulgados. A Sony também apresentou outros produtos, como a câmera Xperia Eye, Xperia Projector e o hub inteligente Xperia Agent.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fones, câmeras e mais: o que esperar da Sony na MWC 2016? Opine no Fórum

Xperia X

O Xperia X não inovou muito quando o assunto é design e manteve o visual elegante da série X, com visor de vidro curvo e o corpo arredondado. Nas dimensões, ele tem 142,7 mm x 69,4 mm e pesa 153 gramas. Um pouco menor do que o irmão top de linha, o Xperia Z5, mas o peso é quase o mesmo.

No coração do X bate um processador Snapdragon 650 da Qualcomm, com 3 GB de RAM e opções de 32 GB e 64 GB (com slot para microSD de 200 GB). O Android é o 6.0.1 (Marshmallow) e a tela é de 5 polegadas, com resolução de 1080 x 1920.

A câmera traseira tem 23 megapixels e filma em Full HD (1080p) a 30 fps. Como novidade, ela traz o autofoco híbrido preditivo, que promete reduzir o "borrão" das fotos em movimento. A frontal também não deixa a desejar, com 13 megapixels.

Outra novidade está na bateria de 2.700 mAh, que, segundo a Sony, garante dois dias de uso contínuo. Isso graças a nova tecnologia Qnovo de carregamento adaptativo, que garante mais tempo de uso e maior vida útil a bateria. O smartphone conta ainda com sensor de digitais e tem versões em branco, dourado, grafite e rosé.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Xperia XA

O Xperia XA chegou com configurações mais humildes do que o irmão. Nas dimensões, nada de novo: 143.6 mm x 66.8 mm e 137 g, só um pouco mais leve do que o Xperia X.

No conjunto interno, ele conta com um processador Mediatek MT6755 de 2 GB de RAM e 16 GB de memória (com slot para microSD de até 200 GB). A tela mantém as 5 polegadas, mas a resolução é de 720 x 1280 pixels. Já a bateria é de 2.300 mAh e também possui tecnologia Qnovo.

A câmera traseira tem 13 megapixels e a frontal 8 megapixels. Assim como o seu irmão, o XA também traz câmera com autofoco preditivo, tecnologia que reduz o borrão ao seguir o objeto em movimento. No entanto, como desvantagem, o aparelho não possui sensor de digitais.

Xperia Ear

Após apresentar a linha Xperia X, a Sony mostrou o Ear, novo fone de ouvido sem fio da marca. O aparelho funciona como assistente pessoal e, por meio de comandos de voz, promete repassar informações ao usuário, como condições climáticas, tráfego e as últimas notícias do dia. Além disso, o Xperia Ear é capaz de realizar chamadas, mandar mensagens e até fazer pesquisas na Internet. O fone conecta-se ao smartphone Android via NFC ou Bluetooth e é controlado por meio de um aplicativo, no qual o usuário pode personalizar as suas configurações.

Xperia X Performance

A Sony também apresentou o Xperia X Performance, smartphone top de linha com as especificações mais robustas da nova série X. O maior diferencial do Performance em comparação com os irmãos X e XA é ser à prova d'água.

Por dentro, o aparelho traz o potente Snapdragon 820, com 3GB de RAM e 32 GB de memória interna. Com tela de 5 polegadas, o celular possui duas opções de cores: preto grafite e branco. A câmera não mudou em comparação ao irmão X, com traseira de 23 megapixels e frontal de 13 megapixels. A diferença é que há o recurso de gravação de vídeos com qualidade 4K.

Preço e data de lançamento

Os novos produtos da gigante japonesa podem ser o começo de uma redução na linha de dispositivos da Sony. Na curta apresentação, não foram divulgados nem o preço nem a disponibilidade dos aparelhos para nenhum país. Mas espera-se que tanto o X quanto o XA sejam lançados ainda no primeiro semestre no Brasil.

*Colaborou Anna Kellen Bull e Fabrício Vitorino, do MWC 2016

Mais do TechTudo