Por Da Redação; da Redação


A próxima versão do Android, que, por enquanto, tem nome de Android N, teve imagens divulgadas pelo site Android Police. As fotos mostram mudanças no painel de notificações e nas configurações rápidas do sistema operacional do Google.

No entanto, o site Android Police esclarece que essas imagens não são as screenshots originais, e sim um protótipo criado por eles, baseado no que foi visto do novo Android. Na foto, podemos ver o painel de notificações com um layout mais organizado, mudanças nos ícones dos aplicativos e atalhos em evidência. 

As imagens do Android Police também comparam as configurações rápidas, que são acessadas pelo painel de notificações, dos Androids 6 e 7. Vale reforçar que as imagens não são oficiais e que o sistema operacional ainda está em desenvolvimento, podendo sofrer alterações até seu lançamento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Gaveta de aplicativos ainda é dúvida no Android N

Um vídeo postado na conta do Google Maps, no Twitter, na última sexta-feira (26), gerou polêmica sobre o possível fim da gaveta de aplicativos, usada desde a primeira versão do Android. A animação apresenta o app do Google Maps rodando em um smartphone com Android puro e sem a tradicional aba de aplicativos, com os apps e as pastas da plataforma na tela inicial.

No entanto, segundo o site Droid Life, o Google não confirma que o sistema operacional mostrado no vídeo é o Android 7. A empresa diz que a imagem não é uma dica ou visualização do que está por vir e não deixa claro se a gaveta de aplicativos vai estar presente na próxima versão. 

De qualquer forma, a resposta para o futuro da interface do Android deve ocorrer durante o Google I/O, evento para desenvolvedores a ser realizado em maio e que deve apresentar as primeiras versões do Android 7 – ou Android N.

Independentemente da solução a ser adotada no novo Android, há uma tendência, entre os fabricantes de telefones e tablets Android, pela remoção da gaveta de apps. As versões da Meizu, Xiaomi, Samsung e LG do Android 6.0 (Marshmallow) fizeram duas mudanças importantes nesse sentido: ou eliminaram a seção de aplicativos ou deram ao usuário a chance de escolher usar a gaveta. 

A opção de deixar o uso da gaveta a gosto do usuário pode ser ideal para a próxima versão do Android. Com isso, os clientes antigos poderiam continuar ou não com o recurso, evitando mudanças radicais e desagradáveis para algumas pessoas. 

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo.

<i>*Colaborou Filipe Garrett</i>

Mais do TechTudo