Por Da Redação; Para O TechTudo


O pendrive é um dispositivo prático para carregar arquivos para qualquer lugar, principalmente pelo design compacto. No mercado nacional estão disponíveis modelos dos mais diferentes tamanhos e armazenamento.

No entanto, muitos usuários acabam comprando um pendrive sem verificar se é verdadeiro, seja pelo preço mais baixo ou por falta de atenção. Para ajudar a não ter dor de cabeça, veja algumas dicas para identificar se o pendrive é original, de forma prática.

Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Saiba como carregar um sistema operacional completo no pendrive (Foto: Luciana Maline/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Problemas de um pendrive falso

Antes de explicar como descobrir se o dispositivo é verdadeiro, vale lembrar que um pendrive falso tem uma série de desvantagens. O dispositivo, por ter sido fabricado com origem duvidosa, pode acabar corrompendo seus dados, chegando a queimar e parar de funcionar. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 1. Observe a embalagem antes de comprar;

Observe a embalagem do pendrive para evitar comprar um produto falso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Note na embalagem se há erros de impressão ou de registro, com cores distorcidas. Dificilmente um produto original vai apresentar uma impressão de embalagem borrada, por exemplo. Verifique também se o produto está lacrado, e não apenas com a parte plástica colada ou presa por fita. Isso porque a embalagem pode ser original, mas o pendrive alterado.

Outra dica importante é observar o tamanho de armazenamento do pendrive, já que os modelos vêm em 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128 ou 256 GB. Note que o armazenamento é multiplicado por dois. Desconfie se tiver um pendrive com espaço em número ímpar (ex. 85 GB) ou sem ser um desses múltiplos. Veja as dicas de como escolher um bom pendrive.

Passo 2. Registro no pendrive;

Confira o número de registro e tamanho marcados no pendrive (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) — Foto: TechTudo

No plugue USB do pendrive a fabricante grava um número de registro e, normalmente, também o tamanho de armazenamento do dispositivo. Esse é um ponto importante: muitos pendrives falsos não apresentam o detalhe, tendo o espaço metálico apenas liso.

Passo 3. Tamanho real do pendrive;

Veja o tamanho real de armazenamento do pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Comprou o pendrive e quer saber se oferece mesmo o tamanho da embalagem? Uma forma prática de descobrir isso é plugando o dispositivo no computador. Acesse a janela “Computador” e clique com o botão direito do mouse no item do pendrive. Selecione “Propriedades”. O armazenamento real está descrito em “Capacidade”.

Veja mais detalhes sobre armazenamento do pendrive neste tutorial. Se o dispositivo estiver com muita diferença no espaço total, o produto pode ser falso ou estar danificado.

Passo 4. Atenção durante a compra.

Diretor do Reclame Aqui acreditam que empresas estão mais preparadas (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) — Foto: TechTudo

Vale ficar atento principalmente nos casos de compra online, no qual não é possível verificar a embalagem ou itens do pendrive pessoalmente. Busque por sites e lojas reconhecidas e desconfie daqueles com preço muito abaixo do mercado. Pode ser um produto falso e você só vei descobrir quando for testar. Para evitar problemas, confira estas dicas de como descobrir se uma loja é confiável.

Qual a melhor forma de organizar um HD? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo