Por Da Redação; Para O TechTudo


O Facebook Live, ferramenta de transmissão de vídeos ao vivo da rede social, ganhou um conjunto de novas funções para Android e iPhone (iOS) nesta semana. Entre os destaques estão recursos que deixam o app mais interativo, com maior possibilidade de interação entre transmissor e audiência, além de novas maneiras de compartilhar e encontrar streaming em tempo real para acessar a qualquer momento. O objetivo é atrair o público de concorrentes, como o Periscope.

Confira a seguir quais são essas novidades, como usá-las e porque elas devem deixar o Facebook Live ainda melhor – a promessa é de que cheguem em breve por meio de atualização, liberada aos poucos para usuários do Facebook Live no celular.

Vídeo ao vivo em grupos e eventos

Inicie uma transmissão ao vivo dentro de grupos e páginas de eventos (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma das principais novidades do Facebook Live é a possibilidade de iniciar uma transmissão ao vivo em círculos fechados de audiência, como em páginas de eventos e grupos. Assim, você não precisa mais tornar seu streaming público – uma vantagem considerável para empresas e profissionais que desejam estreitar laços com uma comunidade específica. O mesmo vale para quem promove eventos. Shows, por exemplo, poderão ter prévias e imagens de bastidores ao vivo na rede social para os fãs.

Reações ao vivo

Use as reações do Facebook durante uma transmissão ao vivo (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Com uma clara inspiração nos corações do Periscope, as reações do Facebook também poderão ser usadas durante uma transmissão ao vivo. A cada vez que alguém curtir, rir ou tiver outra reação à transmissão, o emoji aparecerá para todos com uma animação na tela, junto com a imagem da pessoa. É uma forma de aproximar o público e a página ou perfil que faz a transmissão, já que é possível obter um feedback mais detalhado sobre o que é exibido no vídeo.

A maneira de reagir durante um Live continua a mesma do feed do Facebook: pressione o botão curtir e arraste o dedo para selecionar a reação, soltando depois para enviar.

Filtros e desenhos no vídeo

Você poderá transmitir vídeo com filtros e desenhos na tela (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Outro recurso novo permite adicionar filtros a um vídeo que você transmite ao vivo no Facebook, operando como uma espécie de direção de fotografia virtual. Os filtros serão aplicados em tempo real e são parecidos com os disponibilizados pelo Instagram, app do qual o Facebook é dono. Além disso, em breve os streamers poderão desenhar com os dedos na tela, em uma forma curiosa de mandar mensagens de uma só vez a todos que assistem.

Busca de vídeos por popularidade e assunto

Facebook terá busca de vídeos por assunto de interesse (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Há também outras formas de encontrar vídeos na plataforma. No celular, o Facebook promete um local dedicado para acessar conteúdo popular entre seus amigos e páginas favoritas, ou separados em assuntos que mais lhe interessam. Na versão desktop, será possível também pesquisar por transmissões em tempo real ocorrendo em mais de 60 países com a ajuda de um mapa interativo, descrito pela rede social como “uma janela para o que acontece no mundo agora mesmo”.

Convite para assistir a uma transmissão com amigo

Convide amigos para assistir vídeos ao vivo com você (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Para ajudar a popularizar ainda mais o Facebook Live, a rede social permitirá enviar convites para amigos durante uma transmissão, de modo que eles possam se juntar a você imediatamente para assistir a um conteúdo de interesse mútuo.

Ao enviar o convite, seus contatos recebem um aviso na central de notificações do perfil, de onde podem navegar direto para o streaming. Para convidar, basta tocar no botão ao lado do campo de comentário durante qualquer vídeo ao vivo.

Via Facebook

Mais do TechTudo