Por Da Redação; Para O TechTudo


Quer descobrir quem visitou o seu Instagram? Alguns aplicativos prometem ser alternativa aos mais curiosos como acontece com o Facebook Flat. Um deles é o Who Viewed, que assim como o plugin para Chrome, oferece uma estimativa de quem poderia estar acessando sua página pessoal para ver suas fotos e vídeos. Vale lembrar que não há uma ferramenta oficial do Instagram que permita a você saber quem visitou o seu perfil na rede social. Outro ponto importante é ficar atento aos golpes. Disponíveis para Android, alguns desses apps podem oferecer ameaça se não forem escolhidos e usados com cuidado. Saiba quais funcionam e como não colocar sua conta em perigo.

Instagram_nova_logo (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo ) — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Who Viewed my Instagram?

Os aplicativos mais seguros que oferecem o recurso de descoberta de visualização usam os dados fornecidos oficialmente pela rede social para analisar seus seguidores e mostrar as pessoas que mais interagem com você. A ideia é exibir uma lista de usuários que têm mais probabilidade de terem visitado seu perfil por último com base nesse histórico de interações entre as duas contas (a sua e do contato).

Who viewed my Instagram é um dos poucos apps que funcionam de alguma forma (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Who viewed my Instagram é um dos poucos apps que funcionam de alguma forma (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) — Foto: TechTudo

Um dos apps que desempenham essa tarefa é o Who viewed my Instagram, disponível para Android e iPhone (iOS). O aplicativo é gratuito para mostrar até cinco últimas pessoas que supostamente teriam visitado seu perfil no Instagram – na prática, operando sob o mesmo princípio do famoso Facebook Flat. Para ver uma lista maior do que a de cinco pessoas é preciso pagar, no recurso de compras "in app". 

Alguns apps não funcionam mais

Outros aplicativos relativamente conhecidos para realizar a tarefa de entregar uma suposta lista de quem visitou seu Instagram já não funcionam mais. Depois que a equipe liderada pelo Facebook atualizou a API de desenvolvedores implementando restrições, serviços como o InstaView pararam de funcionar e entregam uma lista em branco, embora o app ainda exista na loja do Google.

Evite apps como InstaTracker e InstaView, que não devem funcionar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Já outros são suspeitos, porque prometem entregar a informação ao usuário somente depois do preenchimento de muitos formulários e resposta a pesquisas online, possivelmente capazes de comprometer sua privacidade ou sendo, no mínimo, inconvenientes. É o caso do InstaTracker.

Cuidado máximo com golpes

Como a função de encontrar quem viu seu perfil é muito procurada, acaba sendo explorada por hackers para atrair vítimas. Os aplicativos InstaAgent, Who Viewed Me on Instagram e InstaCare – Who cares with me?, por exemplo, foram banidos. Eles já foram descobertos por Apple e Google e removidos das respectivas lojas oficiais, mas ainda podem ser encontrados para download não-oficial no Android por meio de APKs (sem garantia de que mudaram o código ou aprovação das lojas oficiais de aplicativos).

Who viewed me on Instagram pode roubar sua senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Fique atento e evite ao máximo baixar apps suspeitos que pedem login e senha no seu smartphone. Alguns apps são acusados de roubar senhas dos usuários que instalaram os aplicativos no celular – se você chegou a baixar, desinstale imediatamente e troque sua senha para uma senha forte e segura.

Mais do TechTudo