Por Da Redação; Para O TechTudo


A Google Play Store, loja de apps para celulares Android, recebeu uma atualização que tornou mais simples entrar no programa de testes de aplicativos. A partir de agora, basta entrar na página de download e solicitar a versão beta para experimentar novas funções antes dos demais usuários.

Alguns dos apps que oferecem versão para teste são o WhatsApp, Google Maps, Facebook e o Facebook Messenger. Confira neste tutorial do TechTudo como baixar a versão beta de um app na Play Store.

Google Play (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Na Play Store, procure pelo aplicativo que deseja participar do programa de testes e role a página até que o card “Seja um testador Beta” apareça.

Passo 2. Toque sobre a opção “Aceitar”.

Android agora permite entrar em programa de testes diretamente na Play Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Passo 3. Um aviso sobre a possível instabilidade de alguns recursos aparecerá. Se concordar, toque em “Participar”.

Passo 4. A Play Store exibirá uma mensagem de sucesso e o app estará disponível para atualização em alguns minutos. No entanto, é possível que o processo demore mais do que o esperado.

Play Store exige confirmação de participação em programa antes de baixar versão beta (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Passo 5. Para verificar se a versão beta foi baixada, basta acessar a opção “Meus apps e jogos” no menu sanduíche e conferir a lista de atualizações ou os downloads pendentes.

Play Store baixará o aplicativo beta assim que o usuário confirmar participação em testes (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Após a instalação, o aplicativo Beta estará pronto para uso. Caso esteja enfrentando instabilidade ou deseje sair do programa de testes, confira abaixo como fazer isso.

Como sair do programa de testes de um aplicativo

Passo 1. Volte à página de download do aplicativo e role até que o quadro sobre testes apareça novamente. Toque sobre o botão “Sair”.

Passo 2. O aplicativo perguntará se deseja mesmo parar de participar, toque sobre “Sair” novamente.

Play Store tem opção para sair de programa de testes caso app beta cause problemas (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Você sairá do programa beta e a versão estável será baixada novamente para o seu celular.

Mais do TechTudo