Por Da Redação; Para O TechTudo


Atualmente, existem três padrões de portas USB: 3.0 ou 3.1; 2.0 e 1.1. Como você deve imaginar, a entrada USB 3.0 é a mais rápida de todas, enquanto que a 1.1 é a mais lenta. A porta USB 2.0 é a intermediária e, por enquanto, a mais usada nos computadores.

Saber identificar qual o padrão de cada porta é útil para quando o usuário precisa extrair o máximo de velocidade dos pendrives ou HD externos. Por exemplo, se um pendrive compatível com o padrão USB 3.0 for conectado a uma porta USB 2.0 não irá atingir a sua velocidade máxima.

Por isso, é importante saber identificar quais os tipos de porta USB existentes em seu computador para saber quando usar cada uma delas. Veja agora como verificar se a entrada é de alta velocidade através da cor ou com ajuda do próprio Windows.

Veja a velocidade do pendrive com teste rápido de desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Veja a velocidade do pendrive com teste rápido de desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Método 1: Através das cores

Para facilitar a identificação das portas USB em um computador, as fabricantes costumam diferenciá-las por cor. As entradas USB no padrão 2.0 são pretas, enquanto que as no formato 3.0 ou 3.1 são azuis.

Assim, basta checar nas laterais do computador. Se as portas USB forem azuis, são as mais rápidas. Portanto, nelas você deve utilizar os pendrives e HDs externos que quer que transfiram com taxas maiores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Diferença do USB 3.0, em azul, e 2.0 branco (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) — Foto: TechTudo

Método 2: Através do Windows

O Windows permite que o usuário também saiba quais os tipos de portas USB presentes no computador. Para isso, faça os seguintes passos:

Passo 1. Use as teclas de atalho “WinKey + R” para abrir a janela “Executar”;

Abrindo a janela Executar do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 2. Agora digite o seguinte comando e aperte Enter em seguida: devmgmt.msc;

Digite o código acima (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 3. Será aberto o “Gerenciador de dispositivos”. Abra a seção “Controladores USB (barramento serial universal). Nos itens que você vê “3.0”,  “Enhanced” ou “Avançado” são as portas USB de alta velocidade presentes na sua máquina.

Vendo os tipos de portas USB presentes em seu computador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) — Foto: TechTudo

Pronto. Por meio destes dois métodos simples você poderá distinguir as portas USB de alta velocidade presentes em seu computador.

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo