Produtividade
Publicidade

Por Edivaldo Brito, para o TechTudo


Travessão (—), hífen (-) e a meia-risca (–) são símbolos muito importantes em frases. Apesar disso, colocar o travessão em editores de texto, como o Microsoft Word, nem sempre é uma tarefa fácil. Em documentos digitados em computadores, pode ser complicado usá-los, caso você não saiba alguns detalhes. Por isso, se você ainda sofre para encontrá-los no teclado, acompanhe o guia a seguir e conheça melhor cada um deles, saiba o que é o travessão e para que serve.

No tutorial abaixo, descubra como incluir o travessão, hífen e meia-risca no texto no Word ou outros editores de texto para macOS X, Windows e Linux. Veja também como colocar pelo celular Android ou iPhone (iOS).

Descubra como incluir o travessão, hífen e meia-risca no texto no Mac e no PC — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Como desproteger documentos no Microsoft Word? Confira no Fórum do TechTudo!

Para que serve e o que é o travessão, além do hífen ou meia-risca?

Travessão, hífen e meia-risca são três tipos de traço muito parecidos, e, que em um primeiro momento, podem causar confusão na maioria das pessoas. Uma forma básica de diferenciá-los é observando o formato. O hífen (-) é o menor de todos, o segundo maior é o meia-risca(–), e o travessão(—) é bem maior que qualquer um dos dois.

Como é o uso?

Obviamente, os três vão muito além de seu formato. Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou frases.

Veja também: assista ao vídeo abaixo e aprenda como inserir linha no Word

Como inserir linha no Word

Como inserir linha no Word

Como colocar o travessão, hífen e meia-risca no texto?

Para quem usa computadores, o teclado padrão já possui uma tecla para o hífen, por isso é muito fácil inseri-lo em um texto. Mas, quando se trata do travessão e da meia-risca, a tarefa não é tão simples.

Neste caso, é necessário recorrer a atalhos de teclado, para conseguir inserir os outros dois tipos de traço. Na verdade, o atalho para inserção do travessão e da meia-risca variam de sistema operacional. Para conhecê-los, veja a tabela abaixo:

Atalhos para colocar o travessão, hífen e meia-risca no texto

Traço Windows Mac OS X Linux
Hífen Tecla normal do hífen Tecla normal do hífen Tecla normal do hífen
Meia-risca CTRL + Num- (ou Alt + 0150) Alt + Shift + hífen Compose, hífen, hífen, ponto
Travessão AltGr + Num- ou Alt + CTRL + Num- (ou Alt + 0151) Alt + hífen Compose, hífen, hífen, hífen

Nota: Num- é a tecla de “menos” no painel das teclas numéricas. AltGr é o Alt que fica no lado direito do teclado. Tecla de composição é um atalho de teclado definido nas configurações do ambiente (KDE, Gnome, Unity e outros) usado em sistemas operacionais com base Linux.

Como colocar travessão e meia-risca no Word?

A variedade de atalhos para a inserção do travessão não fica apenas nos sistemas operacionais. Alguns programas utilizam seu próprio jeito de fazer isso. Um bom exemplo disso é o Microsoft Word, em que os atalhos são os seguintes:

  • Meia-risca: Ctrl + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  • Travessão: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  • Travessão: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico).

Travessão — , meia-risca – e hífen - : como colocar no Word — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Inserindo como um símbolo

Devido à dificuldade de ter que usar atalhos, diversos programas fornecem uma opção de inserção utilizando uma tabela de símbolos. Embora possa variar em cada aplicativo e não seja tão produtivo, esse é um dos melhores meios para adicionar o travessão e a meia-risca no texto.

Para fazer isso no Word, basta posicionar o cursor onde você quer o traço, clicar na guia “Inserir”, depois em “Símbolos” e na opção “”Mais Símbolos…”, para escolher os traços em pequena janela.

Inserindo um simbolo no Word — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Independente do software usado no seu computador, você só precisa consultar a ajuda dele para localizar a opção de inserção de símbolos (que geralmente fica no menu “Inserir” ou algo parecido).

Travessão ou meia-risca pelo celular

Colocar o travessão, meia-risca ou hífen pelo teclado do celular é uma tarefa simples. Os caracteres podem ser usados quando você estiver escrevendo no smartphone Android ou iPhone (iOS). Confira o passo a passo a seguir.

Pelo Android

No teclado do seu Android, toque em "?123" no lado esquerdo. Vão aparecer os números e símbolos. O próximo passo é clicar e segurar a tecla do hífen até exibir os outros caracteres. Em seguida, escolha entre o travessão ou meia-risca.

Usar travessão no teclado do celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Pelo iPhone (iOS)

No teclado no seu iPhone, toque na tecla “123”, no canto esquerdo, e aguarde aparecerem os números e símbolos. Clique e segure o botão do hífen até surgirem os outros caracteres na tela. Por fim, escolha entre o travessão ou meia-risca.

Colocar travessão pelo iPhone (iOS) — Foto: Maria Clara Pestre/TechTudo

Pronto! Agora você já conhece melhor o travessão, hífen e meia-risca, e também sabe quais são os atalhos usados para inseri-los nos textos, bem como a alternativa de inserção deles como símbolos. Com tudo isso, só resta usá-los adequadamente em seus textos para não causar interpretação errada.

Mais do TechTudo