Publicidade

Por Fonte; Para O TechTudo


O Periscope é um aplicativo que permite fazer transmissões ao vivo pelo celular. O app funciona no Android e no iPhone (iOS), com direito a download grátis. Durante o streaming, os usuários contam com ferramentas para controle do aplicativo e interação com a lista de contatos conectados, de forma simples e prática. Para ajudar a conhecer um pouco melhor o app, confira os sete passos básicos para começar a usar o Periscope.

1) Baixar e instalar o app

Para fazer o download do Periscope no celular, acesse o arquivo no TechTudo Downloads pelo seu dispositivo móvel. Selecione o sistema operacional do celular e clique/toque em “Baixar”. Você será encaminhado para a loja de aplicativos. Agora basta tocar em “Instalar”, no caso do Android, ou "Abrir na App Store", no caso do iPhone.

Faça o download e instale o Periscope no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

2) Criar uma conta (com Twitter ou sem)

Agora é necessário abrir o aplicativo do Periscope para começar a usar. Para fazer o cadastro, o usuário pode usar a conta do Twitter, sendo necessário apenas “Permitir” o acesso às informações do microblog. Outra opção é se conectar usando o número do celular: digite-o incluindo o DDD e aguarde o código de confirmação.

Inicie fazendo o cadastro de conta no Periscope (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

3) Editar perfil

Com o acesso concluído, o usuário pode editar o perfil com uma nova foto pessoal, adicionar o nome e ainda uma frase de destaque. O acesso é feito por meio do ícone com um “boneco” no topo direito da tela. Para fazer as personalizações, selecione o ícone de “lápis”, também no canto superior direito, e conclua as alterações no perfil. Depois é só salvar as alterações clicando no item de “check”, no topo direito. Tudo simples e rápido.

Edite seu perfil com uma nova foto ou informações pessoais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

4) Seguir pessoas/deixar de seguir

As interações com os contatos são elaboradas por meio de um menu de amigos, representado por três "bonecos" no topo do app. Nele serão listados todos os contatos que são seguidos pelo usuário. Para começar a seguir alguém, toque no ícone de “+”, ao lado do nome do amigo. Note que o símbolo vai se transformar em um “check”. Para remover, ou deixar de seguir, toque novamente neste item.

Siga contatos no Periscope (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

5) Assistir streaming

Para assistir a uma transmissão ao vivo feita pelos contatos "seguidos" no app, basta acessar o ícone de “TV”. Caso prefira ver todas as transmissões disponíveis, selecione o item de “Globo” para abrir um mapa. Selecione um dos item da listagem e aguarde: o vídeo começará a ser exibido na tela do celular.

Assista transmissões em streaming pelo Periscope (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

6) Interagir durante o streaming

Durante a visualização de um streaming, o usuário pode enviar mensagens pessoais, compartilhar a transmissão, visualizar um mapa do local do vídeo e ainda seguir as outras pessoas conectadas. Tudo isso é feito na mesma interface: arraste a aba para o topo para mostrar mais opções, como os contatos disponíveis no streaming. Assim, você pode deixar sua opinião, além de ver os comentários dos amigos.

Envie mensagens durante a transmissão e veja quem está conectado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

7)  Transmitir streaming (inclusive o privado)

O Periscope permite que os usuários façam transmissões ao vivo em vídeo e ainda disponibiliza  configurações de privacidade, ou seja, é possível fazer streaming privado, apenas para alguns amigos. Ao selecione o ícone de “câmera” será aberta uma tela com opção para “público” ou “privado” no topo. Selecione o que preferir e conclua com o título da transmissão. Também é possível interligar o streaming com o Twitter.

Faça sua transmissão em vídeo ao vivo pelo Periscope (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Pronto. Vale lembrar que essas dicas foram feitas no Android, mas a interface é bem parecida com a do iOS (iPhone).

Mais do TechTudo