Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O prompt de comando do Windows é um aplicativo que permite o uso de comandos de texto do antigo MS-DOS para controlar o computador. O programa pode ser usado para tarefas simples, como exibição do conteúdo de pastas ou trabalhos mais avançados, como alterar configurações.

Ao contrário de outros recursos do sistema operacional, o uso do prompt não é intuitivo e possui recursos que até usuários avançados desconhecem. Para conhecer um pouco mais do que é possível fazer com o prompt de comando, confira as dicas abaixo e conheça 10 truques. 

Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo ) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. O prompt permite cancelar qualquer programa executado que esteja demorando para abrir. Para isso, basta apertar CTRL + C na tela.

cmd01 — Foto: TechTudo

2. O prompt possui vários atalhos de teclado para facilitar o uso, como:

F1 – cola o último comando executado, um caractere por vez;

F2 – cola o comando anterior até o caractere de número desejado;

F3 – cola o último comando executado completamente;

F4 – apaga um determinado número de caracteres no comando;

F5 – cola o último comando executado, mas pode ser pressionado mais de uma vez para acessar o histórico dos dez últimos comandos;

F6 – cola os caracteres ^Z no prompt;

F7 – exibe uma lista dos últimos comandos usados;

F8 – cola os últimos comandos executados e vai alternando entre eles;

F9 – cola um dos 10 últimos comandos executados, permitindo que o usuário selecione qual deles quer usar.

cmd02 — Foto: TechTudo

3. O texto do prompt pode ser alterado para exibir outros tipos de informações através do comando “prompt”. Para voltar ao texto original, é só digitar “prompt” sem adicionar nenhum texto extra.

cmd03 — Foto: TechTudo

4. O resultado de um comando pode ser salvo diretamente em um arquivo de texto. Para fazer isso, basta digitar “> nomedoarquivo” após o comando. Fique atento pois dependendo do diretório de destino pode ser necessário usar o cmd em modo de administrador.

cmd04 — Foto: TechTudo

5. Em vez de exibir o output de um comando, é possível usar o prompt para enviá-lo diretamente para a área de transferência e colar em outros programas. Para isso, use o comando “| clip”.

cmd05 — Foto: TechTudo

6. O aplicativo permite rodar mais de um comando ao mesmo tempo, o que economiza tempo caso o usuário precise executar processos demorados. Para fazer isso, basta usar os caracteres && para separar cada comando.

cmd06 — Foto: TechTudo

7. O prompt também permite copiar informações, mas o processo não é intuitivo como em outros aplicativos. Para fazer isto, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, em “Marcar”. Selecione o texto que deseja copiar na tela e tecle Enter para copiar.

cmd07 — Foto: TechTudo

8. O comando robocopy pode ser usado para criar backups simples diretamente do prompt de comando sem precisar instalar outros aplicativos. A sintaxe para o comando é robocopy <pasta de origem> <pasta de destino>. Também é possível adicionar um filtro para definir que tipos de arquivos serão copiados (por exemplo: *.txt).

cmd08 — Foto: TechTudo

9. Algumas tarefas só podem ser executadas por administradores no prompt de comando, mas acessar o aplicativo nesse modo pode ser demorado, uma vez que envolve cliques do mouse. Uma forma de acelerar este processo é usar o comando CTRL + SHIFT + Enter no Menu Iniciar para rodar o programa já com acesso de administrador.

cmd09 — Foto: TechTudo

10. A tecla TAB pode ser usada para autocompletar nomes de arquivos e pastas que o usuário não recorda com clareza. Por exemplo, basta digitar “win” e apertar a tecla para completar o nome para “Windows”.

cmd10 — Foto: TechTudo

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo