Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Raspberry Pi 3 é um computador barato, vendido em lojas online por US$ 35 (cerca de R$ 112, em conversão direta). Compacto, ele pode ser aplicado em uma série de projetos diferentes. Um dos mais simples e recorrentes na comunidade de usuários é a conversão em media center, por meio de sistemas como o OSMC, transformando TVs comuns em smarts.  

Bastante completo, o sistema operacional foi criado para rodar em media centers e transforma o Raspberry Pi em um concorrente de qualidade e baixo custo de aparelhos mais caros e populares, como Roku, Apple TV e outros dispositivos do tipo. No tutorial abaixo, você descobre como instalar o OSMC em um Raspberry Pi.

Escolha Raspberry Pi para baixar o instalador correspondente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. O primeiro passo é baixar o OSMC, um sistema operacional feito para media centers e que tem versão compatível com placas Raspberry Pi.

Escolha o sistema do computador em que irá baixar o instalador para o Raspberry (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 2. Ao escolher "Raspberry Pi", você terá opções de instaladores para facilitar (e muito) a sua vida. Escolha de acordo com o PC que pretende usar para instalar o OSMC no cartão de memória. No nosso caso, usamos o Windows.

Passo 3. Com o cartão microSD inserido no computador, execute o instalador do OSMC.

Selecione Raspberry Pi na lista de dispositivos suportados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 4. Na primeira tela, você deve escolher o idioma (Inglês, mas você pode mudar para português depois) e o dispositivo em que deseja instalar. No nosso caso, um Raspberry Pi 3.

Versão mais recente oferecida é de setembro de 2016 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 5. A tela seguinte serve para determinar qual versão do OSMC você deseja instalar. Dê sempre preferência para a mais recente.

Escolha o cartão de memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 6. Em seguida, você precisa definir o tipo de mídia de armazenamento em que deseja instalar. Como se trata de um Raspberry Pi, escolha o cartão de memória microSD.

Defina as configurações de rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 7. Nesse momento, você pode definir o método de conexão com a Internet. As opções são "rede sem fio" e "com fio", ou então deixar para configurar depois, via OSMC.

Se quiser configurar o Wi-Fi na instalação, será preciso inserir os dados da rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Se você escolher Wi-Fi, terá que inserir os dados referentes à rede que deseja usar.

Confira se está tudo em ordem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 8. O instalador pedirá para confirmar se a unidade pré-determinada está correta. Verifique se a letra correspondente à unidade (no caso desse tutorial, E:), é a equivalente ao seu cartão microSD.

Aguarde o download do OSMC no cartão de memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 9. Aceite os termos de uso para instalar e aguarde o instalador baixar e aplicar o OSMC ao seu cartão de memória.

Pronto! Você já poderá testar o OSMC no Raspberry Pi. Basta colocar o cartão de memória no computador em uma placa e ligá-lo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Passo 10. Quando o download terminar, confirme para instalar no cartão que escolheu. Uma tela de confirmação avisará que a instalação foi concluída e que você já pode rodar o OSMC no Raspberry Pi.

Mini PC Android é bom? Comente no Fórum TechTudo.

Mais do TechTudo