Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O TensorFlow, sistema de inteligência artificial do Google, agora tem a capacidade de entender e descrever imagens com nível de detalhe mais apurado. A novidade foi anunciada pela empresa em seu blog oficial e está disponível em código aberto para quem quiser experimentá-la em projetos tecnológicos — por ora, não há aplicação para o grande público, como na busca comum de imagens.

De acordo com o Google, a capacidade de descrever imagens do novo algoritmo está com precisão de 93,9%, o que significa que melhorias e mais testes ainda devem ser realizados. Contudo, os primeiros resultados já impressionam com legendas quase perfeitas e sem necessidade de retoques em inglês.

Google (Foto: Google) — Foto: TechTudo

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Nos exemplos divulgados pelo Google, a imagem de um trem amarelo e azul foi descrita de forma mais minuciosa, com detalhes adicionais. O mesmo vale para a imagem com dois ursos em cima de pedras, comparando com versões anteriores da inteligência artificial, com descrições mais básicas.

Exemplo divulgado pelo Google com descrições apuradas de imagens (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) — Foto: TechTudo

Este mesmo projeto foi criado inicialmente em 2014 e foi disponibilizado para o público com código aberto apenas em novembro de 2015. O TensorFlow é a mesma tecnologia usada no serviço Google Tradutor e foi criada para funcionar de forma parecida com o cérebro humano, capaz de reconhecer padrões e ser bem adaptável.

Via Google

O Google tem medo do Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo