Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Lumia 640 XL e o Galaxy J5 são considerados aparelhos “antigos”, mas ainda despertam o interesse do consumidor que busca economizar. Com preços que começam em R$ 899 e R$ 700, respectivamente, os modelos trazem atrativos como função dual chip e conexão 4G.

O telefone da Microsoft, com Windows 10 mobile, pode ser encontrado nas cores preto, branco e azul, enquanto o da Samsung, com Android, está disponível em dourado, branco e preto. No entanto, o preço pode variar de acordo a cor escolhida. Veja, neste comparativo de ficha técnica, se os celulares ainda valem a pena em 2016.

Lumia 640 XL e Galaxy J5: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

O Lumia 640 XL tem um corpo feito de policarbonato colorido, tampa traseira removível e parte frontal discreta, sem botões físicos ou capacitivos. O celular é bem maior do que o rival, dada a tela com 0,7 polegada a mais, o que pode incomodar quem prefere opções mais compactas. Além disso, o modelo é mais grosso e pesado: são 9 milímetros de espessura e 171 gramas.

Quer saber mais sobre o Lumia 640 XL? Veja nosso hands-on em vídeo

O Galaxy J5, por outro lado, chega com um corpo de plástico e visual bem característico da Samsung, incluindo o botão físico e os capacitivos na parte frontal. O modelo também tem a bateria removível, o que pode ser útil para quem gosta de ter uma reserva. As medidas são bem mais enxutas do que as do rival: 7,9 mm de espessura e peso de 146 g.

Tela

O Lumia 640 XL tem display IPS LCD de 5,7 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels), o que gera uma densidade de 259 ppi. Enquanto isso, o Galaxy J5 conta com uma tela Super Amoled de 5'' e resolução HD, resultando em uma densidade de 294 ppi. O telefone da Microsoft traz ainda a proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões, enquanto a Samsung não confirma se utiliza essa tecnologia de proteção.

Lumia 640 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo) — Foto: TechTudo

Com essas especificações, nenhum dos modelos deve impressionar. O display Super Amoled do Galaxy se destaca pelas cores mais reais, enquanto o IPS LCD do Lumia é mais nítido e conta com a tecnologia Clear Black para melhorar os tons escuros.

Câmera

Ambos os smartphones têm câmera principal de 13 megapixels, flash LED e podem gravar vídeos em Full HD (1080p). O celular da Samsung tem uma abertura de lente maior, de f/1.9 contra f/2.0 do rival, o que permite melhores resultados à noite. Por outro lado, o Lumia 640 XL conta com lentes Carl Zeiss que prometem melhorias gerais na imagem.

Galaxy J5 tem câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 MP com flash (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Na câmera frontal, ambos tem sensor de 5 megapixels e podem fazer vídeos com resolução Full HD (1080p) em chamadas ou aplicativos. Para melhorar as fotos noturnas, o Galaxy J5 traz ainda um flash LED frontal.

Especificações

O Lumia 640 XL tem processador Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, memória RAM de 1 GB e 8 GB de armazenamento, expansível em até 128 GB via cartão microSD. Enquanto isso, o Galaxy J5 traz um processador Snapdragon 410 quad-core de 1,2 GHz, 1,5 GB de RAM e memória interna de 16 GB, expansível em até 128 GB. Ambos têm função dual-chip e conexão Wi-Fi, 4G e Bluetooth. O Lumia 640 XL conta também com NFC.

Embora o telefone da Microsoft tenha números menores, o sistema deve rodar fluidamente por conta da boa otimização do Windows 10 Mobile. Já o Galaxy J5 não possui as melhores especificações para os padrões do Android, mas deve ser um bom smartphone para quem busca atividades básicas, aplicativos sociais e jogos não muito pesados.

Veja se o Lumia 640 XL ainda vale a pena de ser comprado em 2016 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Veja se o Lumia 640 XL ainda vale a pena de ser comprado em 2016 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Por falar em sistema operacional, o Lumia 640 XL sai da loja com o Windows Phone 8.1, mas já tem o Windows 10 Mobile disponível e continua sendo atualizado. Já o Galaxy J5 vem de fábrica com o Android 5.1 Lollipop, mas já pode baixar o Android 6.0 Marshmallow. O update para a versão 7.0 Nougat, contudo, não deve acontecer.

Por fim, o Lumia 640 XL traz uma bateria de 3.000 mAh contra 2.600 mAh do Galaxy J5 – ambos sem carregamento rápido ou sem fio. Mesmo com a tela maior, o telefone da Microsoft deve ter uma autonomia mais longa, prevista em 23 horas e 40 minutos de uso no 3G contra 18 horas do celular da Samsung. No entanto, esses resultados podem variar no dia a dia, dependendo do perfil do usuário.

Qual é o melhor smartphone bom e barato? Comente no Fórum do TechTudo.

Custo-benefício

Economizar nas compras de fim de ano não será uma tarefa fácil com a disparada no preço dos celulares, mas os modelos analisados podem ser boas opções para usuários menos exigentes. É importante ressaltar que, embora o Windows 10 Mobile continue sendo atualizado e tenha os aplicativos universais, a loja do sistema ainda continua bem fraca e o futuro da plataforma é ainda incerto.

Galaxy J5 tem melhor custo benefício por conta do preço e Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Por conta disso, o Galaxy J5 tende a ser uma opção mais “segura” ao usuário. O aparelho é mais barato e tem boas características como a tela e a câmera frontal, mas o principal ponto favorável é o Android 6.0 Marshmallow. Embora não haja previsão para atualização, o aparelho deve continuar sendo compatível com a maior parte dos apps da Google Play Store, o que já o põe em uma larga vantagem contra o Lumia 640 XL.

Se você ainda não está convencido, é possível encontrar outras boas opções, inclusive mais novas, nas lojas, como o Lenovo Vibe K5, o Moto G 4 Play e o LG K10. Você também pode encontrar outros celulares baratos nessa lista.

Tabela Comparativa entre Lumia 640 XL e Galaxy J5 (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo