Por Da Redação; Para O TechTudo


Netflix, Twitter, Facebook, Spotify e outras páginas de serviços online ficaram fora do ar nesta sexta-feira (21) após um ataque hacker contra servidores dos Estados Unidos. A invasão começou às 9h10 da manhã (horário de Brasília), atingiu, principalmente, a Dyn –  empresa que mantém servidores de DNS, e afetou plataformas no Brasil.

Segundo a Dyn, o ataque afetou os clientes da costa leste dos Estados Unidos. Os serviços foram normalizados duas horas depois, mas logo em seguida uma nova onda de ataques começou, derrubando os servidores novamente. O serviço ficou instável durante o dia e ainda não foi completamente normalizado.

Veja como aumentar ou reduzir o volume de músicas e vídeos pelo computador (Foto: Raissa Delphim/TechTudo) (Foto: Veja como aumentar ou reduzir o volume de músicas e vídeos pelo computador (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A lista dos sites afetados inclui Dyn, Twitter, Etsy, PaypalGitHub, SoundCloud, Spotify, Heroku, Facebook, Amazon, Tumblr, Reddit e Netflix. As investigações ainda não concluíram se o alvo eram os sites ou a própria Dyn, mas há suspeitas de que não foi um incidente isolado.

Como resolver erro de DNS? Comente no Fórum TechTudo. 

O ataque feito foi o DDoS, uma estratégia que usa vários dispositivos )comandados por botnets) para disparar requisições falsas para um servidor. Deixando-o sobrecarregado e, dessa forma, não consegue funcionar corretamente.

Os serviços de DNS são necessários para que dispositivos descubram os endereços IP de sites e possam acessá-los. Muitos usuários não foram afetados porque seus computadores já possuíam estes endereços salvos, fazendo com que a requisição ao servidor DNS não fosse necessária.

Mais do TechTudo