Por Fabrício Vitorino, de Helsinque*


A Hatch, uma das empresas da Rovio, criadora dos Angry Birds, lançou, nesta quarta-feira (30), a plataforma de games Hatch. O anúncio foi feito durante o Slush 2016, realizado em Helsinque, na Finlândia. Inspirada no modelo dos serviços de streaming, como Spotify e Netflix, o novo serviço promete algo revolucionário: nada de downloads, updates ou compras no app.

Apresentação da plataforma Hash no Slush 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo Apresentação da plataforma Hash no Slush 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Apresentação da plataforma Hash no Slush 2016 — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Basicamente, os jogadores fazem “stream” dos títulos, e podem colaborar ou até mesmo competir com outros gamers. O Hatch tem ainda capacidade de transmitir as partidas para outros usuários, como o Twitch e YouTube. Você pode ver o que seus amigos estão jogando, mandar clipes, e o mais legal: duas pessoas podem comandar o mesmo gameplay, ao mesmo tempo.

Para isso, basta instalar o app e jogar (exatamente como ver um filme na Netflix, por exemplo). O serviço virá em dois modelos: free, com publicidade, e de assinaturas, sem.

Inicialmente, a Hatch (palavra em inglês que significa “nascer”) era uma subsidiária da Rovio. Mas, conforme foi crescendo, acabou se separando da “nave-mãe”.

Em sua apresentação, o CEO da empresa, Juhani Honkala, prometeu que o serviço estará no ar no primeiro trimestre de 2017, mas somente para Android e, incialmente, por convites. “O Hatch representa um novo começo para os jogos mobile. Inicialmente, ficaremos na plataforma Google, mas queremos expandir para iOS em breve”.

Lançamento do Hatch terá mais de 100 jogos de 40 empresas — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo Lançamento do Hatch terá mais de 100 jogos de 40 empresas — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

Lançamento do Hatch terá mais de 100 jogos de 40 empresas — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

E o Hatch não veio sozinho: no palco do Slush, representantes da Taito e da Bandai anunciaram a parceria inicial. Serão mais de 100 games, oferecidos pelos 40 parceiros iniciais. Dentre eles, claro, a Bandai Namco e Taito, além de Ubisoft Mobile, ustwo Games, e Double Fine.

Os preços das assinaturas e os países onde o Hatch será lançado inicialmente permanecem em segredo. Mas, segundo Honkala, já em janeiro será possível testar a plataforma. E para os que ficaram curiosos, basta conferir o site da empresa, hatch.live.

*O jornalista viajou a convite do governo da Finlândia

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