Por Da Redação; Para O TechTudo


A Dell é uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, mas não quer dizer que os notebooks da marca sejam à prova de falhas. Por exemplo, um dos problemas mais incômodos em qualquer modelo impede a máquina de ligar. A falha é percebida por usuários de laptops Inspiron mais antigos, até os mais modernos, como o Vostro, e profissionais Latitude.

Embora o contratempo pareça sério, há algumas providências que qualquer pessoa pode tomar antes de levar o equipamento para a assistência técnica. Confira.

Saiba o que fazer quando o notebook Dell não liga (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Verifique carregador e tomada

Antes de se desesperar, é importante começar pelo básico. Verifique se a tomada na qual você conecta seu laptop está funcionando corretamente e se o cabo está ligado firmemente no notebook. Para descartar problemas com a fonte, é importante verificar também se a luz de indicação está acesa.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Verifique se o LED da fonte acende ou não (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Se  não estiver, significa que a energia não está chegando ao computador, seja porque a instalação elétrica está com problema ou o próprio cabo é defeituoso.

Faça um reset forçado

Energia elétrica estática armazenada na bateria pode causar mal funcionamento do componente. Para verificar se é esse o problema e resolvê-lo, siga o passo a passo:

Passo 1. Desconecte todos os periféricos e o carregador do notebook Dell e remova a bateria;

Retire bateria, carregador e periféricos (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 2. Mantenha o botão de energia pressionado por 30 segundos e solte;

Mantenha o botão de energia pressionado por 30 segundos e solte (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 3. Recoloque a bateria no lugar e conecte o cabo de energia;

Reconecte bateria, carregador e periféricos (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 4. Tente ligar o computador normalmente.

Tente iniciar no Modo de Segurança

Se o notebook Dell liga e mostra a logo da fabricante, porém não inicia Windows, é bem provável que seja possível contornar o problema no Modo de Segurança. Para isso, mantenha a tecla F8 pressionada, enquanto liga o computador, para acessar as configurações avançadas. Em seguida, siga este passo a passo.

Inicie o PC no modo de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo

Reinstale o Windows

Alguns notebooks da Dell, especialmente os da linha “Z”, podem apresentar um problema de incompatibilidade da placa de vídeo com uma atualização do Windows. Se o seu laptop liga, acende luzes de atividades, mas a tela fica preta, essa pode ser a razão. A boa notícia é que seus arquivos permanecem intactos, assim como o hardware, já que o problema reside no sistema operacional.

A má notícia é que você terá trabalho para recuperar os arquivos e ainda precisará comprar uma licença do Windows 10 para instalar a versão original via pendrive. Veja como fazer:

Passo 1. Primeiro, você deve criar um pendrive bootável com uma versão portátil do Linux em um outro computador;

Passo 2. No notebook defeituoso, habilite o boot pelo pendrive e inicie o Linux para importar seus arquivos para um HD externo;

Passo 3. Instale o Windows 10 do zero a partir de um pendrive.

Descubra possíveis problemas de hardware

Caso nada funcione, há maneiras de descobrir se o seu notebook está mesmo com um problema de hardware. Se você ouve apitos bem altos ao tentar ligar o computador, os sons podem indicar falhas específicas de componentes da máquina. Confira na tabela o que significa cada alerta sonoro.

Tabela

Nº de bipes Descrição Possível causa
1 Soma de verificação da ROM do BIOS em andamento ou com falha Falha na placa do sistema, cobre corrupção de BIOS ou erros de ROM.
2 Nenhuma memória (RAM) detectada Falha na memória ou no slot de memória
3 Erro de chipset (Erro de ponte norte e sul, DMA/IMR/Erro de temporizador)Falha no teste do relógioFalha na porta A20Falha no chip Super de E/SFalha no teste do controlador de teclado Falha na placa do sistema
4 Falha de leitura/gravação da memória Falha na memória
5 Falha na alimentação do Relógio em Tempo Real (RTC) Falha da bateria do CMOS
6 Falha no teste do BIOS de vídeo Falha no subsistema de vídeo
7 Falha do teste de cache da CPU Falha no processador
8 LCD Falha no LCD

Por fim, se nenhuma providência der certo e você ainda identificar um dos problemas de hardware listados acima, é importante levar o laptop para uma assistência técnica especializada.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo