Por Da Redação; Para O TechTudo


O usuário pode descobrir todos os programas que estão instalados em um computador, de forma simples. Essa dica é interessante para quem está precisando formatar o computador, por exemplo, e não quer esquecer de reinstalar nenhum programa importante. Também é útil para quem deseja manter controle das instalações e descobrir o fabricante e versão do software que está usando. O truque usa alguns comandos rápidos e cria a lista em arquivo de texto, salva na área de trabalho. Veja como usar a função neste tutorial para Windows.

Descubra todos os programas instalados no PC (Foto: Luana Marfim/TechTudo) — Foto: TechTudo

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1. Clique no menu Iniciar do Windows e busque pelo recurso “Windows PowerShell” que é nativo do sistema. Ao encontrá-lo, clique nele;

Busque pela ferramenta Windows PowerShell no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Passo 2. Será aberta a tela azul para adicionar os comandos. Ao lado do seu nome de usuário (após a seta) digite:

“Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize”

(sem aspas).

Você pode copiar o comando usando os atalhos de teclado CTRL+C (copiar) e CTRL+V (colar). Pressione “Enter” no teclado;

Digite o comando no Windows PowerShell para gerar a lista de programas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Passo 3. Será exibida na tela azul a lista com todos os programas instalados no seu computador. Agora você pode gerar um arquivo de texto com todos eles, para salvar no pendrive ou na pasta que quiser;

Confira a listagem de programas instalados no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Passo 4. Para isso, vá até o final da lista, onde está novamente seu nome de usuário, e depois da seta cole o comando

“Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion, Publisher, InstallDate | Format-Table –AutoSize > C:\Users\USERNAME\Desktop\InstalledProgramsList.txt”

(sem aspas).

Atenção: troque o “USERNAME” por seu nome de usuário no computador, respeitando letras maiúsculas e minúsculas. Pressione “Enter” no teclado para confirmar;

Digite o comando para gerar a lista dos programas em arquivo de texto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Passo 5. Pronto. Será criado um arquivo de texto na sua área de trabalho (Desktop) listando todos os programas instalados no seu computador. O resultado ainda mostra a versão do software e o fabricante.

Confira o arquivo gerado com a lista de programas no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

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