Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Quem viaja para fora do Brasil sabe como é complicado entender porque cada região do mundo usa uma tomada diferente para seus aparelhos elétricos. Pensando nisso, e tentando decifrar o porque, vamos mostrar os diferentes tipos de tomada encontrados ao redor do mundo.

Desde o final do século 19, países começaram a escolher, de maneira completamente alheia ao resto do mundo, plugues de tomadas próprios. Na época, isso não chegava a atrapalhar outros países pelo simples fato de que não existia um volume alto de exportações de aparelhos elétricos pelo mundo.

Saiba quais são os diferentes tipos de tomadas pelo mundo (Foto: Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo

Com o passar do tempo, isso acabou se tornando um problema, já que cada região contava com plugue e voltagem diferente, tornando uma bagunça para empresas que resolviam exportar seus produtos pelo mundo. A IEC, Comissão Eletrotécnica Internacional, órgão que tenta regular esse tipo de plugue chegou a criar uma tomada “universal”, mas praticamente nenhum país aceitou a mudança. Os dois únicos são África do Sul e Brasil.

Para saber exatamente qual é o tipo de tomada de um lugar, fique atento à lista abaixo:

Tipo A e B

Plugue e tomada tipo A (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Utilizadas na América do Norte, América Central, Sul e Japão, o tipo A traz pinos chatos. Criado em 1904, o modelo foi o padrão no início do século 20.

Plugue e tomada tipo B (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Seguido pelo tipo B, também encontrado nessas regiões, que traz um pino terra redondo, muito usado para computadores. Para entender melhor esse terceiro pino, clique aqui.

Tipo C

Plugue e tomada tipo C (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado em toda a Europa, menos Reino Unido, Irlanda, Chipre e Malta, é um dos plugues mais comuns do mundo, conseguindo se adaptar a outros tipos de tomada.

Tipo D

Plugue e tomada tipo D (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Padrão da Índia e Nepal, ele é o antigo modelo Britânico, que colonizou a Índia. O Nepal adotou o modelo pela proximidade entre os países.

Tipo E

Plugue e tomada tipo E (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Padrão da França, Bélgica, Polônia, Eslováquia, Tunísia, Marrocos e República Checa.

Tipo F

Plugue e tomada tipo F (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Usado na Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Portugal, Espanha e Leste Europeu. Modelo criado após a Primeira Guerra Mundial, a tomada conta com dois clipes terra para a conexão elétrica.

Tipo G

Plugue e tomada tipo G (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado no Reino Unido, Irlanda, Chipre, Malta, Malásia, Cingapura e Hong Kong. Além do formato um pouco estranho, a tomada traz um fusível próprio.

Tipo H

Plugue e tomada tipo H (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado em Israel e Palestina, o plugue conta com três pinos redondos. Desde 1989, as tomadas dessas regiões são feitas para aceitar plugues do tipo C.

Tipo I

Plugue e tomada tipo I (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado na Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, China e Argentina.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Tipo J

Plugue e tomada tipo J (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Usado na Suíça e Lichenstein. Bastante similar ao modelo utilizado no Brasil, porém incompatível devido as dimensões dos pinos. Em compensação, plugues do tipo C podem ser utilizados sem problemas nessas tomadas.

Tipo K

Plugue e tomada tipo K (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Usado na Dinamarca e Groenlândia, com suporte a plugues do tipo C. Além disso, é a tomada mais simpática do mundo.

Tipo L

Plugue e tomada tipo L (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado na Itália, China e alguns países do norte da África, traz três pinos redondos em linha. Alguns modelos permitem o uso de plugues tipo C.

Tipo M

Plugue e tomada tipo M (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Usado em alguns países da África, lembra bastante o plugue de tipo D, mas é um pouco maior. Em alguns países, como Israel, é utilizado em maquinário pesado.

Tipo N

Plugue e tomada tipo N (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Utilizado no Brasil e África de Sul, seu design consegue ser compatível com plugues do tipo C. É o modelo “universal”, criado pela IEC e adotado pelo Brasil para tentar padronizar suas tomadas, já que era possível encontrar até 10 tipos diferentes de plugues pelo país.

O problema da padronização surge do fato que o Brasil não tem uma voltagem unificada, com estados com 110 V e outros com 220 V, o que poderia ser melhor identificado com tipos diferentes de plugues.

Tipo O

Plugue e tomada tipo O (Foto: Reprodução/André Mello) — Foto: TechTudo

Encontrado apenas na Tailândia e criado em 2006, sua criação foi criticada pelo fato de que existem modelos muito mais difundidos, como o Tipo C.

Quebrar o terceiro pino das tomadas estraga o PC? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo