Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Google Play Services é um dos principais componentes do sistema Android, sem o qual o smartphone não funciona corretamente. O Google costuma usar o Services como meio de atualizar seu sistema operacional de forma sutil, liberando novas funções para aplicativos. No entanto, quando ele para de funcionar e apresenta erro, programas instalados podem não operar.

O erro mais comum acusa a mensagem “o Google Play Services parou de funcionar”. Mas, além dele, há pelos menos outras três falhas do recurso conhecidas: o erro -2, o erro -8 e o alerta “um app requer atualização do Google Play Services”. Em todos esses casos, felizmente, a solução depende de um procedimento simples. Aprenda a resolver o problema no passo a passo a seguir.

Veja como recuperar o aplicativo da Google Play Store desativado no Android (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Veja como recuperar o aplicativo da Google Play Store desativado no Android (Foto: Divulgação/Google)) — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Acesse as configurações do seu Android e vá até o menu “Aplicativos” ou “Apps”. Em seguida, procure pelo Google Play Services na lista – em alguns aparelhos, é preciso antes habilitar a visualização dos apps do sistema em um menu.

Encontre o Play Services na lista de apps do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Acesse as definições de armazenamento do Play Services e toque em “Limpar Cache”.

Limpe o cache (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Abra o app da Google Play Store e verifique se uma atualização do Play Services será solicitada. Atualize e volte a usar o celular normalmente.

Como tirar uma conta do Google do celular Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo