Por Da Redação; Para O TechTudo


O Android 7.0 Nougat é a versão mais recente do sistema operacional para celulares do Google. O software se destaca por novidades como a abertura de dois aplicativos ao mesmo tempo e as novas notificações. No entanto, há vários outros recursos pequenos, porém úteis para deixar o smartphone mais ágil de usar e personalizado de acordo com suas necessidades.

Anunciado em maio de 2016, o Android 7.0 Nougat ainda chega aos poucos em smartphones comercializados no país. Aparelhos da Motorola como Moto Z, Moto Z Play, Moto G 4 (o Moto G 3 ficou de fora); assim como a dupla Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, da Samsung, são alguns dos que já foram atualizados ou estão prestes a receber a novidade. Confira a seguir dez dicas de truques e recursos pouco conhecidos do novo Android que você precisa saber.

Estátua do Android Nougat na sede do Google (Foto: Divulgação/Google) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Explorador de arquivos nativo

Abra o explorador de arquivos nativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Google já havia estreado o explorador de arquivos nativo em versões anteriores do Android, mas o recurso ficou mais acessível no Nougat. Nas configurações de armazenamento, acesse o detalhamento da memória interna e selecione “Explorar” para navegar por todos os arquivos do seu aparelho.

2. Adicione uma segunda língua

Adicione múltiplas línguas no sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Ao contrário de reservar a função somente para o teclado, o novo Android permite adicionar outros idiomas para o sistema inteiro. Assim, é possível ter uma experiência multilinguística de maneira geral no celular, e não somente ao digitar. Para isso, vá ao menu “Idiomas e Entradas”, toque em “Idiomas” e adicione outras línguas.

3. Ajuste tamanho de fontes e da tela

Ajuste fonte e tamanho dos ícones (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Android 7.0 permite ajustar e exibir o conteúdo na tela da maneira ideal. No menu “Tela”, selecione o tamanho da fonte de todos os textos mostrados, e o tamanho da exibição para definir as dimensões dos elementos de interface em três opções diferentes.

4. Edite botões de acesso rápido

Edite os atalhos do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O painel de botões de acesso rápido agora pode ser personalizado. Toque em “Editar” e deslize os ícones para removê-los ou adicionar novos à cortina do Android. Você pode deixar tudo mais limpo, se preferir ter poucas opções, ou mais completo, se precisar ter todos os atalhos à mão. Aprenda como personalizar os atalhos do Android 7.0 Nougat.

5. Economizador de dados

Ative o modo de economia de dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Android Nougat tem um sistema próprio de economia de dados, que impede consumo exagerado com apps em segundo plano. Ative o botão do recurso ao editar os atalhos e ligue sempre que o pacote de dados estiver no fim para tirar o máximo de poucos megabytes.

6. Feche serviços do plano de fundo

Feche processos em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Outra maneira de poupar internet 4G é fechando serviços indesejados que rodam no plano de fundo do Android – vários deles são acionados pelo app do Facebook. Esses serviços ficam escondidos nas configurações. Para acessar, vá nas opções de desenvolvedor e selecione “Em execução”. Abra serviço por serviço ativo e interrompa os indesejados.

7. Defina apps padrões

Escolha os aplicativos padrões (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Android 7 tem uma tela nova de definição de aplicativos padrões. Acesse o menu “Aplicativos” e toque na engrenagem para obter uma lista de apps usados sempre para abrir links, tela de início, navegador e mais.

8. Troque o launcher de outra forma

Defina o launcher padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O aplicativo padrão de início antes tinha um menu próprio na tela de configurações, mas agora está escondido nas opções de app padrão. Navegue para a mesma seção acima para escolher o launcher usado sempre ao tocar no botão Home do seu dispositivo.

9. Navegue nas configurações

Navegue pelos menus das configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O menu de configurações está renovado, com detalhes de cada lista abaixo dos títulos das seções. Além disso, há um recurso de sugestões de ajustes no topo da tela e um novo menu lateral para navegar rapidamente entre as seções. De praticamente qualquer lugar dentro das configurações, basta deslizar a tela a partir da borda esquerda para pular entre menus.

10. Recupere sua agenda de contatos

Recupere contatos de contas Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Se você trocou de telefone mas esqueceu de restaurar os seus contatos nas configurações iniciais, o Android 7.0 facilita a tarefa. Acesse o menu “Google” nas configurações e toque em “Restaurar contatos” para baixar a agenda atrelada a qualquer conta Google cadastrada no smartphone.

O Android fica travando com o passar do tempo? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo