Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Fifa 17 é o simulador de futebol da EA Sports lançado para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. O jogo renovou as mecânicas de defesa, com comandos e táticas personalizadas. Confira, neste tutorial completo do TechTudo, as dicas de comandos defensivos para roubar a bola dos rivais, e aprenda como marcar e defender em Fifa 17.

Controles e comandos

Antes de se defender de forma eficiente, é preciso ter domínio dos controles básicos de Fifa 17. É possível roubar a bola do oponente de duas formas: apertando círculo (plataformas PlayStation) ou B (Xbox), seu jogador dará um bote limpo e direto na bola a curto alcance. 

FIFA 17: domine os comandos para se defender bem (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Ao apertar quadrado (PlayStation) ou X (Xbox), você dará um carrinho, então calcule bem o ângulo do movimento para não cometer falta. Por fim, segurar o botão R1 (PlayStation) ou RB (Xbox) fará com que o jogador mais próximo aperte a marcação sobre o rival mais próximo. 

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Treinos de habilidade

Treine os comandos acima antes de disputar uma partida de verdade. Para fazer isso, ainda no menu inicial do game, circule até a aba “Jogos de Habilidade”, conforme mostrado na foto abaixo. 

FIFA 17: jogue os treinos de habilidade (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Lá, é possível trabalhar em diversos fundamentos. então vá para o campo de defesa, onde você encontrará as abas “Defesa” e “Defesa Avançada”: 

FIFA 17: pratique os exercícios de defesa (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Jogue nos dois modos até se sentir confortável com os comandos. Os melhores exercícios colocam seus zagueiros contra um ou dois atacantes em situações de jogo. Nesse caso, pense bem e tente usar o segundo zagueiro para cortar os espaços, minimizar suas rotas e prever os movimentos do oponente. 

FIFA 17: treine contra os zagueiros da CPU (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Formações táticas

Não adianta dominar os controles se o seu time não for bem aplicado na defesa. A escalação inicial é extremamente importante, então escolha uma tática coerente com o seu estilo de jogo. 

Jogadores principiantes ou conservadores devem escolher uma formação com mais zagueiros em campo, como a 5-2-2-1 ou 5-4-1, povoando a zaga e meio-campo para confundir os rivais. Formações ofensivas como a 3-4-3 deixam muitos buracos na defesa e só devem ser utilizadas por veteranos ou em momentos de desespero. 

FIFA 17: táticas com cinco defensores são mais conservadoras (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Mudando a tática

É possível mudar a sua formação antes e durante as partidas. Para modificá-la antes, clique em “Gerenciamento do Time” conforme a imagem abaixo.

FIFA 17: mude a tática nesse menu (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Então circule até a aba “Esquemas” e desça pelas opções até encontrar as formações mais defensivas. 

FIFA 17: mude o esquema nesta tela (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Para fazer essa alteração com a partida em andamento, pause o jogo a qualquer momento e clique no grande quadrado à esquerda, que mostra um desenho 2D do campo e seus jogadores, conforme a imagem abaixo. 

FIFA 17: pause o jogo a qualquer momento e clique aqui para mudar a tática (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

Postura do time

Pausar durante a partida também é recomendável após a construção de um bom placar. Por exemplo, se você conseguir abrir dois gols de vantagem em um jogo online, não há sentido em continuar se expondo. 

Nesse caso, pause o jogo a qualquer momento, clique no grande quadrado à esquerda como na dica anterior, mas, desta vez, circule até a aba “Táticas”. Nela, selecione a opção “Contra-ataque” para posicionar mais jogadores atrás da linha da bola. 

FIFA 17: jogue no contra-ataque para segurar o placar (Foto: Reprodução / Thomas Schulze) — Foto: TechTudo

FIFA 17 ou PES 2017, qual o melhor jogo? Comente no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo