Por Da Redação; Para O TechTudo


Ghost touch é o nome de um problema que faz com que o celular apresente toques independentes na tela, ainda que o usuário não esteja apertando nada no display. A falha, que assombra donos de smartphones e também é conhecida como “toque fantasma”, pode afetar aparelhos de qualquer marca e sistema operacional, até mesmo de modelos mais novos – proprietários do Moto G4 Plus, por exemplo, já fizeram diversas reclamações na internet.

É o caso de Marcelo Stettener, de Itu (SP), que descreveu a falha da seguinte forma: "a tela fica completamente maluca e travada com alta luminosidade". Para resolver o problema, ele buscou a assistência técnica, onde o smartphone foi trocado por um novo. O corretor de imóveis pediu para que não violassem o lacre do novo G4 Plus porque pretendia vendê-lo, e teria ouvido a seguinte resposta da funcionária da empresa: "Melhor coisa que o senhor vai fazer".

Moto G4 recebeu reclamações de ghost touch, mas erro pode acontecer em qualquer celular (Foto: Ana Marques/TechTudo) — Foto: TechTudo

Em resposta ao TechTudo, a Motorola brasileira admitiu que alguns consumidores relataram o problema. "A empresa orienta as pessoas a levarem o produto a uma assistência técnica autorizada da Motorola para realizar o reparo dentro da garantia do produto", informa a nota.

O bug misterioso no Android, iPhone ou Windows Phone pode impedir que o usuário utilize o celular, já que a tela fica “pressionando” botões automaticamente. Isso acontece quando o smartphone está carregando ou muito quente, mas é possível que uma tela suja ou um erro de software também provoquem os toques fantasmas.

Para ficar livre do problema, confira a seguir quatro causas e soluções para o ghost touch.

1) Uso de películas

As películas de proteção de vidro ou plástico são sempre bem-vindas no celular em caso de quedas e acidentes. Entretanto, os acessórios podem fazer com que o smartphone fique digitando “sozinho” caso estejam com ar ou líquido sob a fita. Pequenos detritos no material aderente também podem acarretar a falha.

Película do celular pode estar com ar ou bolhas (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) — Foto: TechTudo

Neste caso, a solução é remover a película. Deixe o smartphone sem a proteção por um tempo e observe se o problema continua. Quando for colocar uma nova, faça o processo com calma e cuidado para evitar bolhas. Caso não se sinta seguro para instalar o material peça ajuda a um profissional.

2) Tela suja

Assim como a película pode provocar os toques “assustadores”, a tela suja também influencia. Mesmo com as mãos limpas é natural que poeira e gordura fiquem no celular após um tempo e não saiam apenas com a famosa limpeza na camisa. Assim, para retirar totalmente a sujeira do smartphone utilize um pano de microfibra, o mais indicado para telas de celular.

Utilize um pano de microfibra para limpar a tela do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Desligue o aparelho para ver os pontos mais sujos e repita o procedimento com frequência, pelo menos uma vez a cada 15 dias. Caso a tela continue com marcas de dedo, por exemplo, molhe o pano com um pouco de álcool isopropílico. Mas vá com calma! Deixe o tecido apenas úmido, nada de encharcá-lo.

3) Erro de software

Se você já retirou a película, limpou a tela e o ghost touch permanece a saída antes de enviar o celular para o conserto é restaurar as configurações de fábrica. O recurso tende a resolver problemas e travamentos ao excluir dados que possam estar gerando um erro e, consequentemente, o toque fantasma.

Android, iPhone e Windows Phone: qualquer celular pode sofrer com o ghost touch (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Antes de fazer a restauração, lembre-se de salvar os seus arquivos, como fotos e contatos, já que o procedimento desinstala todos os aplicativos e volta o celular para os ajustes iniciais. Veja como fazer o processo no Android, no iOS (iPhone) e no Windows Phone.

4) Erro de hardware

Problema também pode ser causado por erro de hardware (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Nada funcionou? Pode ser que o problema seja um erro de hardware. O jeito, portanto, é encaminhar o aparelho para a assistência técnica para descobrir a causa detalhada do toque fantasma. Entre em contato com a fabricante do celular e procure o serviço especializado mais próximo da sua casa. Caso tenha guardado, leve para o conserto junto com o smartphone a garantia e a nota fiscal do produto para ajudar no processo.

Colaborou: Thássius Veloso.

O que você espera do Moto G 5? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo