Por Fonte; Para O TechTudo


Tizen é o sistema operacional da Samsung que roda principalmente em Smart TVs. O sistema é o principal responsável por tornar a televisão mais inteligente e oferece, além de conectividade Wi-Fi e Bluetooth, uma loja com mais de 400 aplicativos, entre eles Globo Play, YouTube, Netflix e Spotify. A plataforma concorre com o Android TV, disponível em aparelhos da Sony e da Philips, e o webOS, da LG.

Antes de investir em um televisor com o Tizen, veja, a seguir, tudo sobre o sistema das Smart TVs Samsung e descubra os prós e contras do software inteligente. Um dos diferenciais da tecnologia é o GameFly, serviço de streaming para jogos que pode substituir um console de videogame.

Tizen é o sistema operacional das Smart TVs Samsung (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Aparelhos com Tizen

O Tizen é um sistema operacional exclusivo da Samsung, encontrado apenas em produtos da fabricante, entre eles Smart TVs, smartwatches e geladeiras. Há alguns anos, um rumor sobre o lançamento de um smartphone com o SO correu pelas redes sociais, mas até 2017 a empresa não anunciou nenhum celular com a configuração.

Por ser um sistema exclusivo, os usuários que querem usar o Tizen em Smart TVs, precisam escolher apenas entre os modelos da marca. Entretanto, para abrir o leque de produtos, a fabricante oferece aparelhos com telas de 32” a 88” com diferentes tecnologias, entre elas a 4K, que entrega imagens mais nítidas.

Sistema está disponível apenas em TVs Samsung e roda diversos apps (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Aplicativos

Não basta ser inteligente se não houver algum app instalado. Por isso, o Tizen oferece mais de 400 aplicativos para usar na Smart TV Samsung. Assim como em celulares e tablets, há programas para conferir as redes sociais, ver filmes e séries, fazer videoconferências e jogar, além de um browser para navegar na Internet normalmente, como em um computador.

A plataforma foi criada pela Linux Foundation e é de código aberto, o que permite que desenvolvedores adaptem programas ao SO. Todos os aplicativos ficam disponíveis no menu principal, o Smart Hub, que também serve para configurações e personalização de acessos aos apps favoritos. Entre os mais famosos estão Globo Play, YouTube, Netflix e Spotify. Ao assistir um conteúdo e parar no meio, por exemplo, o Tizen memoriza onde o usuário pausou e retorna para o mesmo lugar quando o programa for aberto novamente.

Tizen roda aplicativos e browser para navegar na Internet (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

GameFly

Um dos principais diferenciais do Tizen é o serviço de streaming de jogos. O funcionamento é parecido com o do Netflix e do Spotify. A assinatura mensal custa R$ 21,90 e o usuário pode escolher mais de 50 jogos. No catálogo há títulos como Batman Arkham Origins, Lara Croft e LEGO Harry Potter.

A plataforma é útil para quem gosta de games, mas não possui um console. O GameFly substitui o aparelho extra e precisa apenas de um joystick compatível para funcionar. Segundo a Samsung, as Smart TVs com o Tizen aceitam acessórios do Xbox 360 com fio e alguns modelos da Logitech e Joytron.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

GameFly pode substituir console de videogame com mais de 50 jogos (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Conectividade

O sistema operacional oferece conexão Wi-Fi e Bluetooth. Para facilitar a visualização de conteúdos armazenados em outros aparelhos, o SO também roda com integração ao aplicativo Samsung Smart View, disponível para Android, iOSe Windows.

Com o app instalado no PC, smartphone ou tablet o usuário pode colocar qualquer conteúdo na TV. A função ajuda a mostrar fotos de uma viagem para a família, por exemplo, em uma tela maior. Além disso, é possível também controlar o televisor com o celular utilizando o programa da Samsung.

Smart View roda no Tizen para colocar conteúdo do celular na TV (Foto: Divulgação/Samsung) — Foto: TechTudo

Funções extras

Durante os testes feitos pelo TechTudo com Smart TVs Samsung com Tizen, o sistema operacional se mostrou rápido e intuitivo durante o uso de aplicativos. Entretanto, para aumentar mais ainda a funcionalidade da plataforma, alguns recursos extras ajudam na experiência inteligente.

O One Control, por exemplo, é um controle remoto integrado ao SO que reconhece dispositivos conectados no televisor, como Home Theater, Blu-Ray e TV por assinatura para rodar tudo com um só acessório. Neste caso, o usuário pode dispensar os outros controles para acessar todas as funções no da Samsung.

One Control reconhece outros aparelhos e permite usar tudo em um (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Tizen também aceita interação por voz e gestos, o que simplifica na hora de procurar por um aplicativo que não esteja em destaque no menu principal, por exemplo. Além disso, uma função nas versões mais novas permite gravar o que está passando na TV para ver depois.

Para quem preza pela segurança, em dezembro de 2015 a Samsung anunciou uma ferramenta de proteção para Smart TVs. Gaia, como foi batizada, estreou em modelos ao longo de 2016 e funciona como um antivírus contra ataques hacker que podem comprometer a segurança das informações armazenadas no televisor.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo