Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Galaxy Note 4 foi um dos celulares premium mais poderosos da Samsung nos últimos anos. O smartphone foi anunciado em 2014, mas ainda hoje apresenta uma boa ficha técnica, com memória RAM de 3 GB e processador octa-core (chegando a 1,9 GHz), podendo até superar aparelhos intermediários mais recentes. Ele chegou ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.899 – três anos depois, já é vendido por R$ 1.100, o que vem enchendo os olhos de quem busca bons celulares usados por valores mais em conta.

É possível encontrá-lo nas cores preto e branco, e o design é aquele típico da Samsung. A pergunta que não quer calar: vale a pena comprar o Galaxy Note 4, este celular antigo e com foco no uso durante o trabalho? Conheça pontos positivos e negativos do produto a seguir.

Tela do Galaxy Note 4 tem resolução de 1440 x 2560 pixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

PONTOS POSITIVOS

1) Tela

A tela do Galaxy Note 4 é Super AMOLED e tem 5,7 polegadas com resolução QuadHD, ou seja, de 2560 x 1440 pixels. Devido ao seu grande tamanho (mesmo para os padrões atuais) e resolução alta, essa tela se mostra excelente para assistir a vídeos e jogar seus games favoritos.

Um display desse tamanho e com essa qualidade também é útil para uma boa navegação na internet e em redes sociais, além para a leitura de documentos e livros digitais. Sem dúvida alguma, os donos do Galaxy Note 4 não têm nada a reclamar da tela, nem do seu tamanho e nem de sua qualidade. Além disso, ela conta com a proteção Gorilla Glass 4 contra arranhões e quedas.

2) Desempenho

Galaxy Note 4 roda jogos pesados sem esforço (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mesmo sendo lançado em 2014, o conjunto de hardware do Galaxy Note 4 ainda impressiona. Ele possui um processador Exynos 5433 com velocidade octa-core, com quatro núcleos a 1,3 GHz e outros quatro a 1,9 GHz. Além disso, o Note 4 oferece memória RAM de 3 GB, quantidade que ainda hoje não é a padrão no mercado, embora esteja começando a se popularizar. O celular ainda usa como GPU a Adreno 420.

Esse conjunto de componentes fornece ao Galaxy Note 4 um ótimo desempenho, mesmo dois anos depois do lançamento. É possível navegar tranquilamente na internet e acessar diversas redes sociais sem experimentar nenhum tipo de travamento. Os jogos também são executados com poucos ou nenhum lag. Isso significa que o Galaxy Note 4 possui um ótimo desempenho, mesmo para os padrões atuais do mercado de smartphones.

3) S Pen

S-Pen do Galaxy Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Assim como todos os outros smartphones da linha Note, o Galaxy Note 4 vem com uma caneta stylus. Chamada de S Pen, ela se conecta ao celular por Bluetooth e pode interagir com a tela. Por meio dela, o usuário pode fazer desenhos diretamente na tela e até mesmo escrever à mão.

Quem nunca usou uma caneta stylus pode achar estranho no começo, mas depois que se acostuma, se torna difícil ficar sem o acessório. Então, é possível considerar a S Pen um dos pontos positivos.

4) Outros pontos positivos

Interface da câmera do Galaxy Note 4 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Além dos tópicos anteriores, o Galaxy Note 4 apresenta outras vantagens. Sua câmera traseira possui 16 megapixels, estabilização óptica de imagem e uma lente com abertura f/2.2. Atualmente existem aparelhos com câmeras melhores, mas a que o Note 4 oferece é boa para a maioria dos usuários.

A bateria também é um ponto que podemos considerar a favor. Com 3.220 mAh, o componente deve atender à maioria dos usuários. É bastante provável que o usuário consiga chegar ao fim do dia com uma certa porcentagem de carga.

PONTOS NEGATIVOS

1) Não recebe mais atualizações

Veja se o estado de conservação está aceitável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Galaxy Note 4 chegou ao mercado com o Android 4.4.4 KitKat. Ele recebeu atualizações até o Android 6.0.1 Marshmallow, mas seu ciclo de updates terminou aí, já que o Android 7.0 Nougat não será liberado para o Note 4.

Assim, se você faz questão de sempre usar a versão mais atualizada do Android, o Galaxy Note 4 já não a melhor opção.

2) Possíveis marcas de uso

Antes de comprar qualquer aparelho usado é preciso checar se ele tem muitas marcas de uso. Veja se ele possui arranhões muito aparentes ou mesmo trincados na tela. Em caso positivo, é melhor não investir. No entanto, se o estado de conservação estiver bom, fica a critério do comprador decidir se vale a pena investir em um Galaxy Note 4 usado.

Mais do TechTudo