Ativar as opções de desenvolvedor no Safari, o navegador dos dispositivos da Apple, pode ser útil para profissionais que precisam executar testes ou para “enganar” um site. Por lá, o usuário consegue alterar a identificação do navegador (user agent ou agente de usuário) e fingir estar em outro browser e sistema operacional. O recurso é ideal para burlar páginas que funcionam exclusivamente em navegadores específicos, como o Internet Explorer e Chrome.
Confira a dica e saiba como ativar o menu com opções de desenvolvimento do Safari. De quebra, aprenda a usar o recurso para alterar o agente de usuário do navegador da Apple e abrir sites incompatíveis no macOS.
Como alterar a página inicial do Safari no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: Como alterar a página inicial do Safari no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple)) — Foto: TechTudo
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Passo 1. Acesse as configurações do Safari. Para isso, vá no menu do navegador e clique em “Preferências” (ou pressione o atalho “cmd +,”);
Acesse as configurações do Safari (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo
Passo 2. Em seguida, na guia avançada, marque a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus”, no fim da janela;
Ativando o menu de desenvolvedores (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo
Passo 3. Agora, basta clicar sobre o menu “Desenvolvedor” para ter acesso aos recursos para desenvolvedores. Nele, você pode mudar o agente de usuário do Safari para ser identificado em outro browser e sistema operacional.
Alterando o user agent do Safari (Foto: Reprodução/Helito Bijora) — Foto: TechTudo
Pronto! Dessa forma, você poderá trocar a identificação do Safari e “enganar” sites que só funcionam em um determinado navegador ou sistema.
Quais são os melhores navegadores atualmente? Troque dicas do Fórum do TechTudo