Por Fonte; da Redação


Nesta semana o Facebook começou a testar a sua versão do Stories no Brasil. A função é muito parecida com a do Instagram— que por sua vez é parecida com a do WhatsApp Status e do Messenger Day, que são cópias dos recursos do Snapchat. Os posts com as suas histórias e dos seus amigos ficam no topo da versão original do aplicativo para Android e podem incluir filtros, stickers, desenhos, textos e outros detalhes. Após publicar, o conteúdo fica no ar apenas 24 horas. O diferencial, porém, é que no Stories você pode escolher entre publicar no Stories ou no feed de notícias como um post tradicional da rede social.

Facebook Stories chega para alguns usuários de Android em todo o mundo (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo) — Foto: TechTudo



O TechTudo teve acesso à versão de testes para Android nesta quarta-feira (15). Usuários de outros países também reportaram que a função está a caminho, segundo relatos do TechCrunch. O recurso estava sendo testado com um grupo pequeno na Irlanda, que parece estar crescendo bem rápido.

Ao todo, o teste de expandiu para mais onze países: Chile, Vietnã, Grécia, Suécia, Noruega, Itália, Hungria, Espanha, Argentina, Malásia e Taiwan. Usuários dessas regiões já conseguem ter acesso à função no aplicativo para Android. Segundo fontes, o Brasil não faz parte dos testes iniciais, mas alguns usuários brasileiros da versão beta conseguem usar a função normalmente nesta quarta-feira.

Para usar o aplicativo beta do Facebook no celular é preciso se inscrever no programa de testadores da rede social — saiba, porém, que as versões oferecidas do aplicativo podem ser instáveis e conter erros. A rede social não quis comentar as mudanças, nem confirmar quando o recurso chega oficialmente.

O Facebook Stories já é a quarta investida do Facebook em tornar suas redes sociais mais efêmeras. Antes dele Instagram Stories, WhatsApp Status e Messenger My Day introduziram recursos muito semelhantes. Os quatro se diferenciam, em termos gerais, pelo público que terá acesso aos snaps.

Facebook Stories permite publicar no Stories e também no feed de notícias (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo) — Foto: TechTudo

No Instagram, a privacidade depende da natureza da sua conta (pública ou privada) ou se o Stories foi enviado para apenas uma pessoa ou pessoas. No WhatsApp, o seu Status fica disponível para todos da sua agenda telefônica, salvo se você mudar as configurações. No Facebook Messenger My Day também é preciso estar atento aos contatos que fazem parte da sua lista no app mensageiro.

Já no aplicativo do Facebook, a imagem publicada no Stories fica disponível para os seus amigos (aqueles que você adicionou), que podem responder via chat, por até 24 horas. Ou, você pode publicar também o mesmo post editado, desenhado e com stickers no seu perfil, para quem você desejar no feed de notícias — público, amigo, amigos de amigos, exceto algumas pessoas ou apenas uma.

Mensagens trocadas no Stories vão para a caixa de mensagens Facebook Direct (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo) — Foto: TechTudo

Além dos posts que somem, o aplicativo do Facebook para Android ganhou uma caixa de mensagens chamada Direct, no topo da interface, bem parecida com a do Instagram. Nela, há a mensagem “abra fotos, vídeos ou respostas diretas para a sua história, e visualize mais uma vez dentro de 24 horas”, referindo-se ao conteúdo do Facebook Stories. Resta saber se o mais novo Snapchat vai pegar.

Ao todo, já são 1,74 bilhão o total de usuários ativos mensais do Facebook em celulares.

Dúvidas sobre as funções novas? Deixe uma pergunta no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo