Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


A Apple liberou o iOS 10.3, versão mais recente de seu sistema operacional para celulares e tablets. Compatível com o iPhone 5 e superiores; iPad de 4ª geração e superiores; iPad Mini 2 e superiores, e todos os modelos de iPad Pro, o iOS 10.3 traz diversos novos recursos para os usuários. O principal deles é o sistema de arquivos APFS, que promete melhorar a velocidade de smartphones antigos.

Veja, na lista abaixo, todas as novidades da versão. É importante lembrar que, antes de atualizar o iPhone, é recomendado fazer um backup de todos os seus dados, a fim de evitar problemas futuros.

Quer atualizar o sistema e não sabe como? Assista ao vídeo abaixo:

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Novo sistema de arquivos (APFS)

Com a atualização para o iOS 10.3, a Apple também muda o seu sistema de arquivos. Sai o HFS+, que é uma atualização padrão utilizada há 30 anos e entra o Apple File System (APFS). Esse novo sistema melhora a velocidade do smartphone e aumenta a segurança dos dados com criptografia padrão.

O APFS foi totalmente projetado para o armazenamento em estado sólido, ou seja, chips de memória flash. Em sua programação, os desenvolvedores incluíram várias rotinas e truques que aumentam a velocidade de iniciação do dispositivo e também da abertura de apps. Isso deve beneficiar bastante celulares antigos. Porém, é importante salientar que apenas dispositivos Apple com processadores de 64-bit suportarão o novo sistema de arquivos.

2) Siri

A assistente virtual do iOS também foi aprimorada. Agora é possível pagar e verificar o estado de faturas em aplicativos de pagamento. O usuário também pode agendar caronas em apps como o Uber. Além disso, em app de montadoras de veículos, a Siri pode dizer o nível de combustível, acender os faróis e ativar as buzinas.

Siri está mais inteligente no iOS 10.3 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Siri está mais inteligente no iOS 10.3 (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) ) — Foto: TechTudo

3) CarPlay

O aplicativo oficial da Apple para automóveis, o CarPlay, agora coloca atalhos na barra de status para os apps usados recentemente. Na tela “Reproduzindo Agora” do Apple Music, é possível ter acesso às próximas músicas e ao álbum da banda/artista. Ele também sugere playlists diariamente no serviço de streaming de músicas.

4) Buscar AirPods

O aplicativo Buscar iPhone agora permite que os usuários encontrem os AirPods, fones de ouvido sem fio da companhia. É possível tanto ver a localização atual como a última localização. Além disso, o usuário pode reproduzir som em um ou ambos os AirPods para auxiliar na busca. Infelizmente, como os fones não contam com GPS, é preciso estar perto deles para que a busca funcione.

Atualizar o iPhone para o iOS 10 vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

airpods-fone-apple-home (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

5) iTunes

Ao alugar um filme no iTunes, o usuário poderá assisti-lo em todos os seus dispositivos, ou seja, iPhone, iPad, Apple TV e iMac. Antes dessa atualização, se você começasse a assistir um filme alugado no iPhone, não poderia continuar a vê-lo na Apple TV, por exemplo.

6) Apple ID

O seu Apple ID agora é visualizado de forma unificada no aplicativo "Ajustes". Ele aparece junto das informações da sua conta, ajustes, dispositivos, iCloud, compartilhamento familiar, iTunes e App Store, dentre outras informações relevantes sobre sua conta.

Nova tela do ID Apple (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Nova tela do ID Apple (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) ) — Foto: TechTudo

7) Apple Maps

O aplicativo de Mapas da Apple agora oferece a função de condições climáticas de hora em hora. Para visualizar, basta usar o recurso de 3D Touch na temperatura exibida no momento.

8) Calendário

No iOS 10.3 é possível apagar um convite de evento que você considerar indesejado e também relatá-lo como tal.

9) Aplicativo Casa

O app "Casa" permite verificar o nível da bateria de acessórios inteligentes, além de ativar cenas usando acessórios com interruptores e botões. Você pode configurar uma cena como "Hora de dormir", por exemplo, que irá desligar todas as luzes com um único toque.

Novo aplicativo Casa torna mais fácil gerenciar seus objetos inteligentes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) (Foto: Novo aplicativo Casa torna mais fácil gerenciar seus objetos inteligentes (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) ) — Foto: TechTudo

10) Aplicativo Podcasts

O app "Podcasts" agora é compatível com o 3D Touch e o widget "Hoje". Por meio dele, é possível acessar os podcasts que foram atualizados recentemente. Os programas e episódios podem ser compartilhados e ouvidos também no app iMessage.

Mais do TechTudo