Por Da Redação; Para O TechTudo


O Moto G 4, da Motorola/Lenovo, assim como qualquer outro smartphone, não está livre de travamentos ou problemas de funcionamento. No entanto, uma característica do celular – a ausência de bateria removível – dificulta a solução de problemas mais graves, como uma falta de resposta do dispositivo ainda ligado ou uma sequência interminável de desligamento.

Para contornar esse tipo de situação, o Android possui uma funcionalidade, chamada “Modo de recuperação”. O recurso é escondido e permite tanto reiniciar o aparelho, como apagar todo o conteúdo de sua memória. Por isso, deve ser acessado apenas por pessoas que tem certeza do que estão fazendo. O método vale tanto para o Moto G 4 quanto para as versões Moto G 4 Plus e Moto G 4 Play. Caso precise reiniciar o smartphone para se recuperar de um erro, siga apenas as instruções indicadas neste tutorial, ignorando as restantes, que podem causar perda de informações.

Modo de recuperação pode ser solução para travamentos no Moto G4 (Foto: Ana Marques/TechTudo) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Pressione, ao mesmo tempo, os botões Power e a tecla que reduz o volume por alguns segundos. A tela vai escurecer e o modo de recuperação será acessado.

Botões físicos do Moto G4 devem ser pressionados por alguns segundos (Foto: Ana Marques/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 2. Nesse momento, o touchscreen não funciona e toda a navegação deve ser feita com as teclas físicas do aparelho. Caso deseje apenas reiniciar o celular, certifique-se de que a opção “Start” está exibida na tela e pressione o botão “Power”.

Modo de recuperação do Moto G 4 apresenta opções de reboot e restauração (Foto: Felipe Demartini/TechTudo) — Foto: TechTudo

Passo 3. O celular também pode ser desligado a partir do modo de recuperação. Para fazer isso, navegue com os botões de volume até a opção “Power Off” e pressione a tecla “Power”. Depois disso, o smartphone pode ser religado normalmente.

Modo de recuperação do Moto G 4 também pode ser acessado quando o celular estiver desligado (Foto: Felipe Demartini/TechTudo) — Foto: TechTudo

O modo de recuperação também pode ser acessado da mesma maneira caso o celular esteja desligado.

Mais do TechTudo