Por Da Redação; de Paris; França*


Dois meses após revelar suas novas Smart TVs QLED, na CES 2017, a Samsung anunciou, oficialmente, a linha de televisores que chega em março deste ano e já vai contar com a tecnologia - que promete cores, brilhos e sombras mais nítidas e vibrantes que as telas OLED, usadas pela concorrente LG, por exemplo. O evento de lançamento aconteceu em Paris, na França, e também serviu para apresentar em detalhes a linha The Frame, que traz um conceito mais artístico e "transforma" as TVs em verdadeiras obras de arte.

samsung-qled-tv-1 (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) — Foto: TechTudo

A "briga" fica séria entre QLED e OLED

As Smart TVs QLED da fabricante sul-coreana oferecem uma forma aprimorada da tecnologia dos pontos quânticos, já usada pela Samsung em outros aparelhos. Segundo a empresa, é essa melhoria que torna as cores das QLEDs, que também são 4K com HDR, ainda mais vibrantes e com contrastes ainda mais perceptíveis. 

Ao comparar uma Smart TV com tecnologia QLED a uma OLED a diferença é nítida, especialmente em relação a cor, sombras e contrastes. Como pode ser observado na imagem abaixo, as imagens QLED (à esquerda) proporcionam mais distinção entre planos, contorno dos objetos e percepção de mínimos detalhes, como pêlos, pegadas e até mesmo sombras na neve. Já na imagem OLED (à direita), os planos da imagem se fundem, é mais difícil perceber profundidade, texturas e fidelidade às cores.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

qled-vs-oled (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) — Foto: TechTudo

A Samsung afirma que a linha 2017 de Smart TVs foi desenvolvida com foco na experiência do consumidor. Para atender a essa demanda foram criadas três soluções conhecidas como: Q Picture, Q Smart e Q Style.

O conceito "Q Picture" trabalha com a qualidade visual das novas QLED em si, aprimorando os pontos quânticos para entregar mais eficiência e estabilidade de luz, além de um espectro de cores mais amplo. De acordo com a empresa, a linha 2017 atinge um volume de cores de 100%, o mais alto do mercado atual, com certificação da Verband Deutscher Elektrotechnieker (VDE) - uma das maiores associações técnico-científicas da Europa.

Já a solução "Q Smart" traz uma expansão de funcionalidades para o Smart Hub, tornando-o mais intuitivo com a tecnologia QLED. O controle universal da Samsung, One Control, também ganhou um upgrade e agora é compatível com mais aparelhos e oferece recursos de controle de voz. O aplicativo Smart View, para Android e iOS, foi atualizado e traz melhorias na interatividade entre os usuários e as Smart TVs Samsung.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

samsung-qled-tv-4 (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) — Foto: TechTudo

Finalmente, o "Q Style" revelou os novos conceitos de design dos aparelhos para torná-los mais adaptáveis ao gosto do consumidor. Segundo a Samsung, é a TV que precisa se adaptar à estética e organização do usuário e não o contrário. Para isso, a ideia da fabricante é minimizar ao máximo o uso de fios e tornar os que são necessários quase imperceptíveis. Um único cabo óptico promete ajudar a acabar com o emaranhado de fios das TVs tradicionais. Este cabo reúne vários dispositivos, recuperando, assim, o espaço antes ocupado por conectores externos. Outra novidade no design foi a revelação do novo suporte para parede, o "zero gap", que elimina o espaço entre a parede e a TV.

Modelos e disponibilidade das Smart TVs QLED

A linha QLED de TVs 2017 da Samsung chega em março deste ano, primeiro na Europa e logo depois nos Estados Unidos. No Brasil, os aparelhos têm previsão de lançamento para o final de junho nas lojas, com modelos de 55 a 88 polegadas - tanto para televisores com tela curva quanto para plana. Os preços dos televisores ainda não foram divulgados, mas já é de se esperar que não seja barato.

- Nos mercados europeu e norte-americano, os modelos disponíveis serão:

Tabela

 Modelo  Tipo de Tela Polegadas 
 Q9  Plana  65 e 88
 Q8  Curva  55, 65 e 75
 Q7  Plana  55, 65 e 75
 Q7  Curva  55 e 65

The Frame, as TVs "obra de arte"

A ideia da linha The Frame é interessante caso o consumidor considere que a TV também seja, além de um aparelho para entretenimento, uma peça decorativa dentro de casa. Ao invés de deixar o dispositivo simplesmente desligado e "sem vida" no ambiente, com as TVs UHD 4K The Frame é possível ativar o recurso "Art Mode" e, no lugar da tela escurecer como uma TV comum ao ser desligada, o televisor se transforma em uma espécie de obra de arte tão realista que é difícil distinguir a TV de um quadro verdadeiro pendurado na parede.

samsung-qled-tv-the-frame (Foto: Viviane Werneck/TechTudo) — Foto: TechTudo

Com opções de mais de 100 peças de arte de diferentes artistas, fotógrafos e entusiastas do mundo, basta o usuário selecionar as imagens que mais agradam e ativar o recurso que, inclusive, se adapta às condições de luz ambiente e pode ser configurado para ativar ou desativar de acordo com proximidade entre alguma pessoa e a TV. Dessa forma, o aparelho promete não gastar energia em excesso. No futuro, será possível utilizar fotos do próprio usuário também. A linha de TVs The Frame trará modelos de 55" e 65" e começará a ser vendida na Coreia do Sul a partir de maio deste ano (seguido por Estados Unidos e Europa). No Brasil, os televisores chegam por volta de outubro de 2017. Ainda sem preço definido.

*A jornalista viajou à França a convite da Samsung.

Mais do TechTudo