Por Da Redação; Para O TechTudo


O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que se autodestroem após um tempo determinado. O aplicativo fez muito sucesso por bastante tempo, até que plataformas concorrentes começaram a copiar suas principais funções. O Facebook, por exemplo, incluiu posts temporários — conhecidos como Stories — em quatro dos seus principais produtos: Whatsapp, Instagram, Facebook e Facebook Messenger, além de criar um outro aplicativo exclusivamente para copiar o rival. A briga não tem data para terminar.

Entretanto, não foi só a empresa de Mark Zuckerberg que resolveu criar clones da rede social do fantasminha. Confira, a seguir, sete plataformas que copiaram funções que o Snapchat popularizou.

Vídeo: os melhores lenses do Snapchat — copiados pelos outros apps

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Medium

O Medium, plataforma de blogs e publicação de textos, ganhou uma ferramenta chamada Series, que publicar vídeos, imagens e textos, de forma contínua, simulando um slide — acessados um após o outro —, como são feitos com os Snapchat. O conteúdo lembra muito a seção “Discover”, do Snapchat. Porém, com um diferencial, o post não desaparece após 24 horas e fica no seu histórico de Series.

Medium 'lança Snapchat que não desaparece em 24h'; entenda a plataforma Series (Foto: Divulgação/Medium) — Foto: TechTudo

2. Snow

Snow é o "Snapachat sul-coreano". A rede social, que faz sucesso no país de origem, está disponível no Brasil e tem interface e funções bem parecidas com as do rival Snapchat. O aplicativo conta com a função de mensagens e imagens que se autodestroem depois de lidas, histórias com duração de 24 horas e filtros divertidos para fotos, parecidos com os Lenses — um clone perfeito, usando outra cor.

Snow (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

3. Bolt

O Bolt foi criado pela equipe do Instagram. O app usa os contatos da agenda para conectar usuários, como faz o Whatsapp, por exemplo. A principal função é o compartilhamento de fotos com amigos, mas na forma de mensagem direta  não é possível fazer posts públicos no perfil e nem compartilhar com grupos. O Bolt é mais limitado, e por isso, mais semelhante ao que o Snapchat foi no seu início.

Bolt é o novo app do Instagram para envio de fotos e vídeos que se autodestroem (Foto: Divulgação/Bolt) — Foto: TechTudo

4. MSQRD

O MSQRD (Masquerade) traz a função das lenses — as máscaras — personalizadas do Snapchat. A proposta do aplicativo é fazer vídeos e fotos divertidas, aplicando máscaras e diversos tipos de filtros em tempo real. Ou seja, usando filtro ORC, durante a gravação ou capitação do arquivo. Vale notar que o app foi comprado pelo Facebook, que anda experimentando novidades usando a sua tecnologia.

MSQRD é um aplicativo para iPhone e Android com filtros similares ao do Snapchat (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: MSQRD é um aplicativo para iPhone e Android com filtros similares ao do Snapchat (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)) — Foto: TechTudo

5. Flash

Não bastasse incluir a função das fotos que expiram em segundos em quatro de suas redes sociais, o Facebook também criou um aplicativo “cópia do Snapchat” exclusivo para desempenhar as mesmas funções. É o Flash, que foi lançado primeiramente no Brasil, promete funcionar com redes fracas de internet móvel e tem como proposta a publicação de vídeos e fotos que se autodestroem com o tempo. É possível incluir máscaras, filtros e emojis em posts temporários — que somem em cinco segundos.

Veja como usar o Flash, app de fotos instantâneas do Facebook (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

6. Viber

O Viber, mensageiro rival do WhatsApp e do Telegram, lançou também sua versão do Snapchat. Também com mensagens temporárias que se autodestroem após um tempo determinado pelo próprio usuário, uma nova função do Viber também avisa quando outros usuários tiram prints do seu post.

Viber copia Snapchat com fotos secretas (Reprodução/Viber) — Foto: TechTudo

7. QQ Internacional

QQ International é um mensageiro chinês, que já existe faz tempo. O aplicativo, que já foi considerado o “MSN chinês”, agora tem uma interface bem parecida com a do Snapchat, além de recursos semelhantes, com mensagens que se autodestroem e visualização continua em formato de slide.

QQ é o Snapchat chinês (Reprodução/QQ) — Foto: TechTudo

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo