Apple perde liderança na venda de notebook após sete anos consecutivos

Combinação de preço alto e ausência de portas USB convencionais nos MacBooks Pro tiraram a liderança da Apple

Apple perde liderança na venda de notebook após sete anos consecutivos Apple perde liderança na venda de notebook após sete anos consecutivos
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

O ranking de melhores fabricantes de notebooks do mundo, organizado anualmente pela revista Laptop Mag, rebaixou a Apple para a quinta posição depois de sete anos de liderança. Na avaliação da publicação, a Apple perdeu terreno por conta do alto custo de seus produtos e por decisões de design polêmicas, como a falta das portas USB tradicionais nos MacBook Pro lançados em 2016.

Agora, a líder do ranking é a Lenovo, seguida pela Asus. Em terceiro lugar está a Dell, com a HP na quarta posição. Já a empresa famosa pela maçã de sua marca aparece no quinto lugar, junto com a Acer.

Nem mesmo a touchbar dos novos MacBook Pro foi razão suficiente para que a Apple mantivesse a liderança (Foto: Divulgação/Apple) Nem mesmo a touchbar dos novos MacBook Pro foi razão suficiente para que a Apple mantivesse a liderança (Foto: Divulgação/Apple)

Nem mesmo a touchbar dos novos MacBook Pro foi razão suficiente para que a Apple mantivesse a liderança (Foto: Divulgação/Apple)

O ranking considera os 10 maiores fabricantes e busca determinar qual deles oferece a melhor combinação possível dos fatores: inovação, produtos de qualidade, suporte pós-venda, design atraente e bom custo-benefício.

Veja o ranking completo.

Ranking coloca Microsoft na última posição (Foto: Reprodução/Laptop Mag) Ranking coloca Microsoft na última posição (Foto: Reprodução/Laptop Mag)

Ranking coloca Microsoft na última posição (Foto: Reprodução/Laptop Mag)

Especificamente sobre a Apple, o relatório do ranking conclui que, sim, os MacBooks são bem construídos e possuem design atraente, mas os preços são muito altos e, considerando os modelos 'Pro' mais recentes, obrigarão o usuário a colecionar adaptadores. A Laptop Mag também salienta que o suporte técnico da marca é imbatível.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Sobre as duas marcas que acabaram tomando a liderança, Lenovo e Asus, as impressões são um pouco diferentes. Segundo a revista, a Lenovo roubou a ponta da Apple porque inovou em seus produtos e melhorou a qualidade do suporte técnico. A Asus, por outro lado, criou um vasto portfólio de computadores acessíveis e de boa qualidade.

MAIS DO TechTudo