Por Melissa Cruz Cossetti, da redação

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Caso um usuário comum desative e depois reative a sua conta de Instagram, vai ver um boom de notificações pipocarem no celular de forma frenética. Se você, por exemplo, está voltando de um período sabático digital, prepare-se para uma explosão das notificações — antigas, do passado — por causa de uma falha no recurso de marcação de pessoas (tags). A função de marcar amigos foi lançada em 2013 e também chegou ao Instagram Stories. O recurso funciona bem, exceto para os usuários que desativaram e reativaram contas recentemente.

Bug no Instagram remarca em massa contatos citados em fotos após reativar conta — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Bug no Instagram remarca em massa contatos citados em fotos após reativar conta — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Bug no Instagram remarca em massa contatos citados em fotos após reativar conta — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Nesta semana, o Mashable viralizou a questão entre usuários dos Estados Unidos. O TechTudo fez o teste e o problema se repetiu. Ao desativar e reativar uma conta, o app remarca todas as pessoas que em algum momento já tinham sido marcadas em fotos já publicadas. Com isso, os contatos marcados nestas imagens começam a curtir e comentar fotos e vídeos antigos — às vezes muito antigos — em que foram marcados, gerando uma enxurrada de notificações e muita nostalgia.

Para quem foi marcado, o volume de alertas também pode ser grande. Em um teste, um amigo próximo, marcado em dezenas de fotos de um usuário, recebeu 75 notificações imediatas após a reativação de uma conta com fotos suas.

Usuário recebe 75 notificações de tags em fotos após contato reativar conta no Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Usuário recebe 75 notificações de tags em fotos após contato reativar conta no Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Usuário recebe 75 notificações de tags em fotos após contato reativar conta no Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Levando em consideração que o Instagram foi lançado em 2010 e que as pessoas já publicaram centenas, senão milhares de fotos no seu próprio feed, isso pode ser o caos. Se pelo menos 10% das fotos incluem outras pessoas (devidamente marcadas) são, pelo menos, dezenas de notificações de curtidas e comentários. Um porta-voz da Instagram confirmou o problema ao Mashable, ainda sem uma solução. Há relatos similares do problema no app desde janeiro deste ano.

O bug pode ser benéfico para quem deseja chamar atenção na rede social e movimentar seu feed de interações. Mas, pode ser complicado para quem tem fotos junto a pessoas com quem terminaram relacionamentos (e terminaram mal), amizades que acabaram ou qualquer outra questão social mais complicada.

A princípio, não há o que fazer. A função de desativar temporariamente uma conta do Instagram só está disponível via navegador web e ainda está na interface antiga da rede social — não existe essa opção no aplicativo para Android ou iOS (iPhone). Se você pretende desativar, vale torcer por uma atualização.

Caso se interesse por dar um tempo na rede social, siga o tutorial do vídeo abaixo.

Como desativar ou excluir uma conta no Instagram

Como desativar ou excluir uma conta no Instagram

Na noite desta quinta-feira (27), o Instagram informou ao TechTudo que o bug já foi corrigido.

MAIS DO TechTudo
MISTÉRIO!
Usuários do Twitter querem saber se a figura está em movimento ou é estática
MITO OU VERDADE?
Esclarecemos suas principais dúvidas sobre o videogame da Microsoft
Foto: (Divulgação/Microsoft)
NOSTALGIA!
História dos esports: CS 1.6 e Quake impulsionaram a cena competitiva na década de 2000
Foto: (Divulgação/Blizzard)
VALE A PENA?
Fone JBL T110BT é um dos mais baratos do mercado nacional e tem bateria para seis horas de música
Jogos
Quadriculados esquisitos, pombas e corações são algumas estampas das camisas mais estranhas do jogo
Foto: (Reprodução/Murilo Molina)
Redes sociais
Mensageiro recomenda sempre checar se a informação é confiável antes de compartilhar
SOLTA O SOM!
Orientações também indicam métodos para o carregamento ser mais rápido e eficiente
Foto: (Raquel Freire/TechTudo)
COMEÇOU!
Empresa também deixou de lado qualquer possibilidade de mudança no aplicativo até o fim do pleito presidencial
Foto: (Marvin Costa/TechTudo)
DEU RUIM!
Segundo a ESL, polêmica envolvendo programas ilegais nos torneios na Índia ainda não acabou