Nave Cassini viaja entre os anéis de Saturno e ganha doodle do Google

Missão espacial em Saturno entra no capítulo final da exploração com homenagem do Google.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

A nave espacial Cassini, que viaja entre Saturno e seus anéis, é tema, nesta quarta-feira, 26 de abril, de uma homenagem do Google em forma de Doodle. Hoje a missão inicia uma nova série de movimentos em direção ao "The Gran Finale", quando a pesquisa será encerrada, em setembro de 2017. A tecnologia pertence às agências espaciais dos Estados Unidos (NASA), Europa (ESA) e Itália (ASI) e iniciou a viagem no espaço há 20 anos. Segundo cientistas, a sonda está em Saturno desde 2004.

Nave espacial Cassini ganha homenagem em forma de Doodle por início do "Gran Finale" (Foto: Reprodução/Google)

Nave espacial Cassini ganha homenagem em forma de Doodle por início do "Gran Finale" (Foto: Reprodução/Google)

Ao entrar no conjunto de órbitas do segundo maior planeta do Sistema Solar, a missão Cassini deve colaborar para o estudo das origens, massa e idade dos anéis de Saturno, além de revelar mais detalhes sobre o que há na região. Durante toda a passagem pelo espaço a sonda está capturando imagens que devem ajudar na pesquisa.

A decisão de encerrar a Cassini, momento batizado de "The Grand Finale" pela NASA, se deve ao esforço da nave após 13 anos em órbita ao redor de Saturno. De acordo com os pesquisadores, a sonda já está com pouco combustível para ajustar o curso e, caso não seja finalizada, pode impedir o controle total da espaçonave.

O fim da missão está marcado para 15 de setembro de 2017. Até lá a Cassini fará uma série de 22 mergulhos entre Saturno e os anéis até que, no dia final, seja estacionada na atmosfera do planeta em segurança.

Cassini está em Saturno desde 2004 registrando imagens para pesquisas sobre ambiente e origens (Foto: Divulgação/Nasa) Cassini está em Saturno desde 2004 registrando imagens para pesquisas sobre ambiente e origens (Foto: Divulgação/Nasa)

Cassini está em Saturno desde 2004 registrando imagens para pesquisas sobre ambiente e origens (Foto: Divulgação/Nasa)

Conquistas da Cassini

Ao longo da exploração, cientistas puderam identificar a partir das capturas feitas pela Cassini indícios de ambientes habitáveis ou prebióticos, com componentes alimentares não digeríveis, em duas luas de Saturno. Agora, na etapa final, é esperado que a sonda recolha mais informações entre os anéis, como das partículas em volta do planeta.

Conheça a história do Doodle do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

MAIS DO TechTudo