Fujifilm anuncia câmera híbrida digital e analógica

Instax Square SQ10 pode armazenar até 50 imagens e conta com ferramentas de edição

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Alencar, TechTudo

A Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (19) a a Instax Square SQ10, uma câmera fotográfica híbrida. Ou seja, ela é uma câmera digital e analógica ao mesmo tempo. A linha Instax da Fujifilm faz bastante sucesso entre os amantes de fotografias. Embora o rolo de filme tenha caído em desuso, as máquinas instantâneas, como as da linha Instax, aumentam suas vendas ano a ano.

Apesar de ter um público consumidor específico e bem fiel, a Fujifilm decidiu mexer um pouquinho no time da Instax e trazer um pouco das comodidades do mundo digital para o universo analógico das câmeras instantâneas. A Instax Square SQ10 possui um sensor quadrado, memória de armazenamento e continua com a funcionalidade de imprimir as imagens na hora.

Instax Square SQ10 é uma câmera digital e analógica ao mesmo tempo  (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) ) Instax Square SQ10 é uma câmera digital e analógica ao mesmo tempo  (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) )

Instax Square SQ10 é uma câmera digital e analógica ao mesmo tempo (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) )

O design da câmera é o mesmo de toda a linha Instax, ou seja, compacto, quadrado e com bordas arredondadas. Porém, agora encontramos nela um sensor CMOS quadrado com filtro primário de cor e resolução de 1920 x 1920 pixels. A lente usada é uma de 28,5 mm com abertura de f/2.4.

Um ponto negativo desta nova câmera é a sua configuração totalmente automática. Ou seja, o usuário não poderá alterar parâmetros como velocidade do obturador e nem sensibilidade ISO. O obturador possui velocidades que variam de 1/29500 seg. a 1/2 seg. Já a sensibilidade ISO varia entre 100 a 600.

Além disso, a Instax Square SQ10 possui vários filtros semelhantes ao do Instagram e permite que o usuário faça edições nas fotos. A pequena memória interna armazena apenas 50 fotos. Para contornar este problema, o usuário pode inserir um cartão de memória MicroSD de 1 GB. Com isso, a capacidade de armazenamento aumenta para até 1 mil fotos.

Instax pode imprimir as fotos na hora  (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) ) Instax pode imprimir as fotos na hora  (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) )

Instax pode imprimir as fotos na hora (Foto: (Foto: Divulgação/Fujifilm) )

Agora vamos falar um pouco dos aspectos analógicos desta máquina. Ela usa o novo filme da Fujifilm, o Instant Film “Instax SQUARE”. As impressões possuem resolução de 800 x 800 pontos (DPI de 318) e a área impressa é de 62x62 mm. O usuário pode escolher se deseja imprimir a foto logo após o disparo ou se imprime depois de analisar as imagens capturadas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A bateria interna é alimentada por meio de uma porta USB e demora cerca de 4 horas para ser recarregada por completo. O visor LCD tem 3 polegadas e 460 mil pixels de resolução. E uma característica bem interessante dessa câmera é que ela é ambidestra, ou seja, possui dois botões de disparo, um na direita e outro na esquerda. Assim, não importa com qual mão você segure a câmera, poderá tirar fotos a qualquer momento.

As vendas começam em maio e o preço sugerido da Instax Square SQ10 é de US$ 279, cerca de R$875 sem taxa de importação e impostos.

MAIS DO TechTudo
VAI, BRASIL!
Desenho do Brasil é o mesmo exibido no dia do primeiro jogo da seleção.
É DE GRAÇA!
Aplicativo oficial do Google auxilia na economia de franquia de dados.
Foto: (João Balbi/TechTudo)
CORREEE!
"Intergaláctica Promoção de Férias" traz descontos em centenas de itens e minigame valendo sorteios de jogos.
Foto: (Reprodução)
DICA AMIGA
Apple e Google trabalham em ferramenta similar. Aplicativo para Android permite checar o uso do telefone.
Foto: (Carolina Ochsendorf/TechTudo)
TEM ATÉ CÂMERA TRIPLA!
Celular da Huawei, com câmera tripla e ficha técnica avançada, deve chegar em breve no Brasil.
Foto: (Divulgação)
APPLE OU AMAZON?
Centrais de mídia trazem assistentes de voz, loja de apps e compatibilidade com áudio e vídeo de alta qualidade
Foto: (Reprodução/Amazon)
JBL T290
Aparelho tem cabo especial e promete graves potentes com tecnologia Pure Bass
Foto: (Divulgação/ )
DICA AMIGA
É preciso ter em mãos o Número de Identificação Social e a Senha Digital
Foto: (Pond5)
DEU RUIM!
Exclusivo • Fabricante promete reparo de graça para produtos fora da garantia.
Foto: (Thássius Veloso/TechTudo)