Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Os Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus estão entre os lançamentos de celulares mais importantes do ano. Os novos top de linha – categoria também chamada de superpremium – da Samsung, que chegam às lojas no dia 12 de maio, apostam em uma combinação entre desempenho de ponta, design inovador e recursos exclusivos. Por conta de suas características, os produtos têm preços elevados: R$ 3.999 e R$ 4.399, respectivamente.

O celular concorre com outros top de linha, como o recém-lançado LG G6, da LG, e outros modelos que já estão no mercado há algum tempo, como o Zenfone 3 Deluxe, da Asus, o Moto Z, da Motorola, e Xperia XZ Premium, da Sony, além do iPhone 7 (enquanto o futuro iPhone 7S não é apresentado pela Apple). Veja abaixo se as novidades do smartphone da Samsung são suficientes para superar os principais rivais.

Primeiras impressões do Galaxy S8, diretamente de Nova York

Primeiras impressões do Galaxy S8, diretamente de Nova York

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Especificações técnicas

O Galaxy S8 foi apresentado pela Samsung em duas versões: com tela de 5,8 e 6,2 polegadas. Apesar disso, no interior, os dois aparelhos são idênticos. O processador escolhido pela fabricante para o mercado brasileiro e a maioria dos países é o octa-core Exynos 8895, desenvolvido pela própria companhia, com velocidade máxima (frequência) de 2,35 GHz. A memória RAM é de 4 GB e as unidades nacionais chegarão ao consumidor com 64 GB de armazenamento, espaço que pode ser expandido com cartões de memória microSD.

O outro ponto em que os celulares diferem é a bateria: 3.000 mAh para o S8 e 3.500 mAh para o S8 Plus. Essa diferenciação tem a ver com a exigência por energia de cada tamanho de display.

Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) possuem processador octa-core de até 2,35 GHz — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) possuem processador octa-core de até 2,35 GHz — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) possuem processador octa-core de até 2,35 GHz — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Numa comparação com seus rivais diretos do momento, o S8 não faz feio em nenhum quesito. Os concorrentes LG G6 e Zenfone 3 Deluxe até tem um processador com frequência mais rápida (2,4 GHz), mas são modelos mais antigos do componente fabricado pela Qualcomm – Snapdragon 821 e Snapdragon 820, respectivamente.

O modelo da Asus, no entanto, possui apenas a metade dos núcleos apresentados pelo da Samsung, apesar de ter 6 GB de memória RAM. A tendência se repete na comparação com o Xperia XZ Premium: o Snapdragon 835 pode operar a 2,2 GHz.

A situação fica ainda mais vantajosa para a Samsung quando comparamos os S8 e S8 Plus com o Moto Z e os iPhone 7 e 7 Plus. Em relação ao aparelho da Motorola, o da Samsung tem a vantagem de contar com processador de oito núcleos, contra a CPU quad-core de 1,8 GHz do Moto Z que, além disso, empata em RAM com o top de linha da Samsung. Os iPhone 7 e 7 Plus contam com CPUs quad-core (2,0 GHz e 2,2 GHz) e menos memória RAM: 2 GB e 3 GB, respectivamente.

Em relação à bateria, o S8 Plus sai na frente de todos os concorrentes, com 3.500 mAh. O LG G6 possui 3.300 mAh, o Moto Z tem 2.600 mAh, o Xperia XZ Premium conta com 3.230 mAh, o iPhone possui 1.960 mAh e o Zenfone 3 Deluxe tem 3.000 mAh.

Dimensões e design

Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) contam com entrada USB-C e apresentam corpo em alumínio e vidro — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) contam com entrada USB-C e apresentam corpo em alumínio e vidro — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Galaxy S8 e S8 Plus (Samsung) contam com entrada USB-C e apresentam corpo em alumínio e vidro — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O quesito design é subjetivo, já que varia de acordo com o gosto pessoal, mas a Samsung chama atenção por tentar coisas diferentes no seu lançamento: a tela curva presente nas duas versões e a busca pelo conceito de tela sem bordas dão ao S8 e S8 Plus uma aparência diferente de boa parte dos seus rivais. Outro ponto a ser mencionado é que, ao contrário dos Galaxy S7 e S7 Edge, a Samsung escolheu cores mais discretas: o prata e dourado extremamente brilhantes e reflexivos da geração anterior deram lugar a um prata mais comportado e ao ametista, um tipo de roxo que chega bem perto de um acabamento prateado.

Moto Z (Motorola) tem design modular — Foto: Aline Batista/TechTudo Moto Z (Motorola) tem design modular — Foto: Aline Batista/TechTudo

Moto Z (Motorola) tem design modular — Foto: Aline Batista/TechTudo

Em relação às medidas, o S8 de 5,8 polegadas tem 148,9 x 68,1 x 8 mm e pesa 155 gramas. O LG G6, único concorrente que também possui design quase sem bordas, tem medidas muito parecidas, 148,9 x 71,9 x 7,9 mm, mas é mais pesado: 163 gramas. O Moto Z fica em 153,3 x 75,3 x 5,19 mm e é mais leve, com 136 gramas. O Zenfone 3 Deluxe mede 156,4 x 77,4 x 7,5 mm e pesa 170 gramas. O iPhone 7 Plus possui 158,2 x 77,9 x 7,3 mm, com peso de 188 gramas, e o iPhone 7 tem 138,3 x 67,1 x 7,1 mm e 138 gramas. Por fim, o telefone da Sony mede 156 x 77 x 7,9 mm e pesa 195 gramas.

Em linhas gerais, isso permite determinar que o design do Galaxy S8 e S8 Plus ficam em paridade com seus rivais contemporâneos. No entanto, é interessante ressaltar que o S8, mesmo na versão de 5,8 polegadas, é mais espesso que todos os modelos comparados aqui: essa característica pode agradar quem prefere celulares mais grossos, que preenchem melhor a mão.

Tela

A tela tem vidro curvo nos dois modelos. Observe os cantos arredondados no topo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo A tela tem vidro curvo nos dois modelos. Observe os cantos arredondados no topo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A tela tem vidro curvo nos dois modelos. Observe os cantos arredondados no topo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Como é tradicional em termos de aparelhos da Samsung, os novos Galaxy S8 e S8 Plus chegam ao mercado com telas do tipo Super AMOLED, que se destacam pelas cores vivas, níveis de contraste mais intensos e tons escuros mais fiéis do que aqueles possíveis em telas LCD tipo IPS, usadas nos iPhones, por exemplo. Outro ponto relevante do display é o aspecto da tela: a Samsung seguiu o exemplo da LG no G6 e desenvolveu uma tela de 18:9, menos “alta” que o 16:9, comum em celulares. Outro diferencial da companhia, presente também no G6, são as bordas arredondadas da tela em vez do recorte quadrado a que estamos acostumados.

LG G6 também tem display infinito — Foto: Thássius Veloso/TechTudo LG G6 também tem display infinito — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

LG G6 também tem display infinito — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Em relação à resolução, o S8 e o S8 Plus quase superam todos os rivais. A tela Quad HD+ da Samsung é igualada pelos LG G6 e Moto Z, mas é bastante superior ao Full HD do Zenfone 3 Deluxe e ao display Retina da Apple nos iPhone 7 e 7 Plus. Entretanto, o Sony Xperia XZ Premium supera todos os modelos com a tela de resolução 4K.

Há, no entanto, um grande trunfo nas mãos da Samsung quando o assunto é tela: as laterais curvas do display promovem uma série de funcionalidades exclusivas no celular da Samsung e são um fator diferencial para quem considera os atalhos na lateral do display curvado como uma vantagem.

Câmeras

Câmera frontal do Galaxy S8 possui 8 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Câmera frontal do Galaxy S8 possui 8 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Câmera frontal do Galaxy S8 possui 8 megapixels — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O S8 e S8 Plus têm uma missão dura: superar a qualidade de câmera oferecida pelos antecessores S7 e S7 Edge. Para garantir sucesso nesse quesito, a Samsung mexeu pouco no sensor traseiro: as tecnologias que davam ao S7 foco praticamente instantâneo continuam disponíveis e são acompanhadas por algumas evoluções que, de acordo com a fabricante, garantem maior qualidade de imagem em ambientes de pouca luz. A resolução da câmera traseira segue a mesma: 12 megapixels com abertura f/1.7. A câmera frontal, no entanto, passou por mudanças, evoluindo de 5 MP para 8MP.

Em relação à câmera principal, o LG G6 tem câmera dupla e uma resolução um pouco maior: 13 megapixels, com abertura f/1.8, e frontal de 5 MP, mesmas especificações encontradas nas câmeras do Moto Z. Em termos de câmera, quem se destaca é o Zenfone 3 Deluxe: o sensor é de resolução bem maior, com 23 megapixels, a lente tem abertura f/2.0 e a câmera frontal é de 8 megapixels.

iPhone 7 plus tem câmera dupla — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo iPhone 7 plus tem câmera dupla — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

iPhone 7 plus tem câmera dupla — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O Xperia XZ Premium também chama atenção com sensor de resolução máxima alta, com 19 megapixels, abertura de f/2.0, e a câmera de selfies de maior resolução do grupo: 13 megapixels. Já os iPhones possuem uma das câmeras mais elogiadas do mercado, com 12 megapixels e 7 MP.

Embora o smartphone da Samsung tenha potencial para fotografias de alta qualidade, ao menos em termos de celulares, há opções mais interessantes para quem privilegia a qualidade de câmera na hora de investir num top de linha. Tanto Zenfone 3 Deluxe como Xperia XZ Premium oferecem resoluções maiores. Os iPhones 7 e 7 Plus também devem ser considerados já que, embora os números não impressionem tanto, a Apple se destaca pelo excelente processamento de imagens em seus celulares. Além disso, o iPhone 7 Plus oferece o recurso de câmera dupla, produzindo fotos com efeito profissional.

Sistema

Samsung vem melhorando o TouchWiz ao longo dos anos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Samsung vem melhorando o TouchWiz ao longo dos anos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Samsung vem melhorando o TouchWiz ao longo dos anos — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Todos os smartphones da lista contam o Android pelo menos na versão 6 Marshmallow, apresentada ao mercado em 2015. Os S8 e S8 Plus rodam o Android 7 N, mas também possuem interface TouchWiz, o conjunto de modificações realizadas pela Samsung em cima do sistema do Google. Ainda passível de críticas, a TouchWiz vem melhorando e uma de suas vantagens é a possibilidade de instalar temas, oferecidos em sua maioria de forma gratuita na loja da Samsung.

A escolha de acordo com o sistema operacional do celular depende, em muito, dos apps que você usa e do quão confortável você está com determinado padrão de uso. Se você nunca teve um Samsung, e avalia encarar um S8 e S8 Plus, a TouchWiz não deve ser um fator de tanta preocupação.

Também é importante lembrar que os iPhone 7 e 7 Plus rodam iOS, que conta com um ritmo de atualizações diferente e mais bem resolvido do que o encarado pelos usuários do Android.

Recursos extras

Gear VR para Galaxy S8 ganhou o reforço de um controle sem fio para facilitar a interação na realidade virtual — Foto: Divulgação/Samsung Gear VR para Galaxy S8 ganhou o reforço de um controle sem fio para facilitar a interação na realidade virtual — Foto: Divulgação/Samsung

Gear VR para Galaxy S8 ganhou o reforço de um controle sem fio para facilitar a interação na realidade virtual — Foto: Divulgação/Samsung

Um ponto favorável do S8 e S8 Plus são algumas funcionalidades exclusivas dos aparelhos da Samsung. Entre os destaques, estão a compatibilidade com o óculos de realidade virtual Gear VR, desenvolvido em parceria com a Oculus e com acesso a aplicativos e jogos da Oculus Store, e o Samsung DeX, um dock que permite transformar o smartphone em um desktop convencional, rodando Android.

DeX transforma o S8 e S8 Plus em um PC com Android — Foto: Divulgação/Samsung DeX transforma o S8 e S8 Plus em um PC com Android — Foto: Divulgação/Samsung

DeX transforma o S8 e S8 Plus em um PC com Android — Foto: Divulgação/Samsung

Em termos de realidade virtual, apenas o Moto Z tem como competir com o S8: o telefone da Motorola oferece compatibilidade com o projeto Daydream, do Google. Em relação ao uso como desktop, os demais smartphones podem ser conectados a monitores e usados com teclado e mouse, mas os níveis de facilidade desse tipo de instalação variam. O S8 e o S8 Plus contam com uma plataforma toda desenvolvida nessa direção e oferecem experiência de uso mais amigável para quem deseja esse tipo de funcionalidade no celular.

Trocando em miúdos

Não há como negar que os novos Galaxy S8 e S8 Plus são aparelhos poderosos em especificações e recheados de tecnologia. O processamento é um fator de grande destaque nos novos Samsung, mas já há celulares mais rápidos à venda. Em termos de câmeras, embora a resolução não seja o único fator para determinar a qualidade de imagem, é inegável que os S8 e S8 Plus acabam um pouco longe de Zenfone 3 Deluxe e Sony Xperia XZ Premium.

Galaxy S8, novo top de linha da Samsung, ganhou borda curva — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Galaxy S8, novo top de linha da Samsung, ganhou borda curva — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Galaxy S8, novo top de linha da Samsung, ganhou borda curva — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O grande destaque dos novos smartphones da Samsung é mesmo o design: o aspecto quase sem bordas dos aparelhos e o apelo das telas curvas chamam a atenção e fogem do convencional. Outro grande trunfo dos S8 e S8 Plus está nas funcionalidades exclusivas da Samsung, como compatbilidade com o Gear VR e com o novo dock DeX. A decisão de compra de um Galaxy S8 e S8 Plus precisa levar em conta esses fatores, sobretudo por conta do preço salgado: atualmente, os lançamentos da Samsung são, disparado, os mais caros entre os aparelhos comparados.

Vídeo traz cinco maneiras de liberar espaço no smartphone com Android

Vídeo traz cinco maneiras de liberar espaço no smartphone com Android

Mais do TechTudo