Por Melissa Cruz Cossetti, da redação


A decepção para os fãs do Orkut parece não ter fim. Nesta sexta-feira (28), o Google anunciou que vai descontinuar o arquivo público com comunidades da rede social para sempre. O site, com o histórico de mais de 50 milhões de comunidades do Orkut, catalogadas por nome, vai sair do ar de uma vez por todas. O Google, no entanto, disse em um post, no seu blog oficial, que o arquivo com os históricos publicados em português e inglês — incluindo as comunidades mais engraças e acessadas — fica disponível para consulta até dia 15 de maio. Depois isso, tudo vai pelos ares.

Arquivo de comunidades do Orkut vai sair do ar  — Foto: Reprodução/Orkut Arquivo de comunidades do Orkut vai sair do ar  — Foto: Reprodução/Orkut

Arquivo de comunidades do Orkut vai sair do ar — Foto: Reprodução/Orkut

"Para alguns, vai ser impossível esquecer, e ainda renderá boas histórias para contar. Para nós, que em 2014 demos adeus ao Orkut, chegou a hora de dar mais um passo. Depois de mais de dois anos online para os nostálgicos, vamos descontinuar o arquivo com as comunidades públicas do Orkut", diz o post.

As comunidades mais famosas atraiam centenas de milhares de usuários. "Eu odeio acordar cedo", "Queria sorvete, mas era feijão", "Tocava a campainha e corria" e tantas outras marcaram a vida dos brasileiros que tiveram sua primeira experiência com redes sociais no Orkut, muito antes do Facebook se popularizar por aqui. Segundo o Google, de longe, fomos o país que mais se entusiasmou e mais gerou conteúdo na plataforma. "Um povo social", como dizem especialistas.

"Eu Odeio Acordar Cedo" era uma das comunidades mais populares do Orkut  — Foto: Reprodução/Orkut "Eu Odeio Acordar Cedo" era uma das comunidades mais populares do Orkut  — Foto: Reprodução/Orkut

"Eu Odeio Acordar Cedo" era uma das comunidades mais populares do Orkut — Foto: Reprodução/Orkut

Assinado por Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, o post de despedida encerra com um agradecimento e um convite para o último adeus.

"Obrigado a todos que fizeram parte do Orkut, que criaram e alimentaram comunidades incríveis, e deram início a tantas conversas. Se quiser dar mais uma olhadinha, o arquivo fica no ar até o dia 15 de maio", disse.

Prazo para baixar fotos do Orkut terminou em setembro de 2016  — Foto: Pond5 Prazo para baixar fotos do Orkut terminou em setembro de 2016  — Foto: Pond5

Prazo para baixar fotos do Orkut terminou em setembro de 2016 — Foto: Pond5

Via Google

MAIS DO TechTudo