Redes sociais

Por Carolina Ochsendorf, da Redação


O Instagram lança nesta segunda-feira (17) as coleções privadas, ferramenta para organizar as fotos que foram salvas pelo usuário na rede social. Similar ao Pinterest, o recurso pode ajudá-lo a guardar imagens de momentos marcantes de sua vida ou de outros amigos, como aniversários, viagens e produtos do seu interesse. Em vez de boards e pins, o Instagram criou um álbum privado em que as fotos ficam guardadas, sendo possível categorizar os conteúdos.

Privadas, as coleções só estarão disponíveis dentro dos perfis dos usuários que salvaram as fotos — e não poderão ser vistas por amigos. Para acessar o que parece uma espécie de álbum privado, basta tocar e manter pressionado o ícone de marcador, localizado na parte inferior direita de todos os posts do Instagram.

Instagram ganha recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Instagram ganha recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Instagram ganha recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

De acordo com o Instagram, desde dezembro, quando a plataforma lançou a função de salvar posts, 46% dos instagrammers já salvaram pelo menos uma publicação. Com o lançamento das coleções, o recurso pode ajudar a organizar melhor os posts que você deseja lembrar. Seja salvando locais, para programar uma viagem, ou desenhos, para rever as ilustrações de um artista, ou, até mesmo, ter os vídeos dos seus animais favoritos sempre disponíveis em uma "pasta online" dentro do seu próprio perfil.

Você pode categorizar fotos nas coleções do Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Você pode categorizar fotos nas coleções do Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Você pode categorizar fotos nas coleções do Instagram — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

A novidade vai estar disponível globalmente para a versão 10.16 no Android e no iOS (iPhone) para todos em breve.

Mais do TechTudo